Com apenas 21 anos, Naiara Saraiva Silva (PSDB) foi a única mulher a ser eleita vereadora em Campo Novo de Rondônia, município a 304 quilômetros da capital, Porto Velho (RO). Mesmo com a pouca idade e em seu primeiro mandato, Naiara foi eleita presidente da Câmara Municipal e se tornou a tucana mais jovem a comandar o Legislativo no PSDB. No cargo, ela lidera sete vereadores – todos homens. Moradora da zona rural, a jovem tucana venceu a última eleição com a principal bandeira da inovação para a população de Campo Novo, além da defesa da maior participação feminina na política.
Filha única de um pecuarista e de uma dona de casa, foi ajudando o pai a vender gado que Naiara se interessou pelo mundo político. Vendo de perto as carências do município e conhecendo as necessidades do povo rondoniense, a jovem parlamentar tomou a inciativa de interceder e tentar melhorara a vida de todos.
“Ser eleita vereadora foi muito bom. Mas não esperava ser eleita presidente da Câmara Municipal. Achei que um dos meus colegas fosse ser escolhido para o cargo. Foi surpreendente, mas estou adorando! É muito gratificante”, declarou a tucana, que foi eleita por unanimidade para o comando da Câmara.
A princípio, Naiara achou que não fosse ser respeitada pela pouca idade. “Graças a Deus, estou sendo muito respeitada e quero passar o melhor para eles. Eu quero fazer diferente”, destacou.
A tucana demonstrou preocupação com a responsabilidade que o cargo exige e afirmou que vai conseguir recursos para melhorar as áreas da saúde e da educação. “Pretendo trazer cursos para as crianças daqui porque é uma carência do município. A educação de Campo Novo precisa melhorar muito”, lamentou.
A parlamentar destacou também a importância de melhorar a infraestrutura da região. “Minha prioridade é arrumar as estradas porque eu vejo que as pessoas da zona rural têm uma dificuldade muito grande de locomoção. A sede da Câmara também precisa de reformas e de um veículo. Já estou intercedendo para conseguir efetivar essas melhorias”, disse.
Representatividade feminina
Única representante do sexo feminino em meio a sete homens, Naiara sabe do compromisso assumido com as mulheres de Campo Novo. Para ela, o meio rural é um ambiente ainda muito machista e o único jeito de mudar esta realidade é incentivando a participação e trazendo informação sobre a pouca representatividade feminina na política.
“O meu recado para as meninas que, assim como eu, têm interesse em ingressar na política, é que tenham coragem e entrem. Na minha opinião, é preciso que a juventude comece a ter mais vontade de saber dos assuntos políticos. As meninas precisam se envolver mais e parar de achar que política é uma coisa suja e é coisa de homem. Não é. É preciso esforço e foco no que realmente interessa para desenvolver o município e o Brasil”, afirmou.
A tucana rondoniense disse que, apesar do momento delicado da política brasileira, está confiante em uma reviravolta. “É preciso punição. É preciso que a Justiça bata mais em cima de quem erra e espero que, no futuro, nós tenhamos uma política melhor, uma renovação do poder, políticos com atitudes novas. Dinheiro o Brasil tem, mas com os roubos, não sobra para a população. Isso precisa acabar”, ressaltou.
“Eu espero que daqui a 4 anos eu entregue uma cidade mudada. Quero deixar alguma coisa para esse município. Quero deixar uma herança bonita e implantar a inovação em Campo Novo. Com certeza com a ajuda de todos eu vou conseguir”, concluiu.
Naiara Saraiva é natural de Ouro Preto do Oeste (RO), mas cresceu em Campo Novo de Rondônia, município com aproximadamente 13 mil habitantes. Este é o primeiro mandato dela.