Notícias

Nancy Thame fala sobre a Escola Legislativa

Foto: Chris Balbys/PSDB Mulher SP
Nancy Thame

Nancy Thame

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por iniciativa da tucana Nancy Ferruzzi Thame, instalou a escola do legislativo, uma ação que mudará a relação deste poder com a população.

“A escola é uma semente, um ponto de encontro para levar conhecimento e promover debates, no sentido de estimular o sentimento coletivo e a atitude cidadã”, explica a vereadora do PSDB que já conseguiu a aprovação da proposta na assembleia piracicabana.

 Nos planos de Nancy Thame, a Escola Legislativa irá permitir mais participação, conhecimento e cidadania da sociedade, inclusive com a capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias.

Paralelamente, a escola realizará cursos de capacitação e atualização do corpo técnico, de servidores e dos próprios vereadores, para otimizar os recursos da Câmara de Vereadores e seus integrantes. “Isso permitirá a eficácia dos serviços prestados”.

Nancy Thame conversou com o PSDB-Mulher sobre a inciativa da Escola Legislativa:

 Qual a importância de instalar a Escola do Legislativo?

Por razões históricas, há despreparo da sociedade brasileira para a atuação democrática na esfera pública. Limites de consciência cidadã, noções de direitos e deveres e entendimento da governança da vida pública são transversais a todas as classes sociais e se impõem como barreiras para a participação e pertencimento a nossa sociedade.

Contudo, é possível verificar que há também uma parcela significativa da população que está motivada por valores transformadores.

Entendemos que a possibilidade de mudança na política só pode vir da própria sociedade e do esforço dos cidadãos e cidadãs em assumir seu poder transformador.

Esta Escola é uma semente, um ponto de encontro para levar conhecimento e promover debates, no sentido de estimular o sentimento coletivo e a atitude cidadã.

De que maneira essa iniciativa pode ajudar a população?

A cidadania nos dá o direito de existir com dignidade na sociedade. Ela serve de mérito e nos dá a consciência dos deveres e dos direitos que nos pertencem, no sentimento coletivo de construir um mundo melhor.

Por tudo isto, a efetivação desta Escola nos enche de esperança, fundamentando suas atividades na realização de ações voltadas à educação para a cidadania; na capacitação de agentes políticos e lideranças comunitários; na difusão cultural. E, Internamente, na capacitação e atualização do corpo técnico, de servidores e vereadores.

De que maneira ela também pode ajudar os servidores?

 A demanda dos servidores será levantada internamente e um dos objetivos da escola está na capacitação e atualização deles, para que se consiga a conscientização do espaço e a eficácia dos serviços prestados.

Como a primeira diretora da escola legislativa, quais serão suas iniciativas?

Além de mim, a escola conta com um excelente historiador, responsável pelo departamento de documentação e acervo, Fábio Bragança, e com a secretária Fernanda Micossi.

Já convivo há bastante tempo com profissionais que atuam em Escolas do Legislativo. É claro que iniciaremos com uma proposta menor, porém que será ampliada no segundo ano. Para isto contamos com parcerias e orientação. Esteve conosco, o vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, o Dr. Roberto Lamari, com o qual manteremos contato.

Estamos, ainda, trabalhando no projeto pedagógico para o fornecimento de uma grade mínima a partir de março. Teremos módulos fixos e, principalmente na difusão cultural, podemos ter seminários, palestras, Workshops, com temas mais pontuais.

Como a Escola Legislativa pode melhorar a imagem dos políticos junto à sociedade?

 Somente será possível se trabalharmos a política de uma maneira mais contemporânea, pois o mundo mudou. Temos o desafio de construir mandatos legislativos municipais mais participativos, transparentes e alinhados com a sustentabilidade.

Neste sentido, precisamos trabalhar os dois lados, dos políticos e da sociedade, com estímulo ao conhecimento e compartilhando experiências inovadoras de mandatos legislativos, discutindo práticas de sustentabilidade nos municípios e estimulando a transparência.