A comunidade quilombola Alto do Caixão, no terceiro distrito de Pelotas, recebeu a doação de 350 pares de tênis na manhã desta terça-feira (24). Os produtos são oriundos de apreensões da Receita Federal e foram entregues pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos.
No salão paroquial, centenas de moradores se aglomeraram para ouvir o pronunciamento da chefe do Executivo. “A zona rural é minha prioridade e conta com um secretário que sabe ir atrás de recursos e construir projetos que já mudaram a cara do centro urbano”, disse Paula, referindo-se ao atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e ex-coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Jair Seidel.
Paula ressaltou a importância de investimentos que beneficiem a zona rural, como a criação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a ampliação do programa Policiamento Comunitário, uma parceria com a Brigada Militar que leva policiais a atuarem diretamente nos bairros. “Quero ser conhecida como a prefeita da Colônia”, disse Paula.
A doação de tênis foi a primeira feita pela Defesa Civil às comunidades quilombolas. À tarde, o Quilombo do Algodão irá receber mais 100 pares. O Quilombo Vó Elvira será o próximo, ainda sem data marcada. Já foram doados mil pares aos moradores da Colônia Z3 e aos usuários de todas as casas e abrigos da Secretaria de Assistência Social (SAS).
O jovem morador do Quilombo, Robson Dias, é formado em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está concluindo a segunda graduação, em Design Gráfico. Disse que ficou feliz com o presente: “O tênis veio em boa hora”. Veridiana Nogueira, de 15 anos, mora na colônia Santa Helena e costuma jogar futebol. “Mas não vou usar o tênis novo para jogar, só para sair”, brincou. A agricultora Sueli Miranda, de 54 anos, nasceu no Quilombo e fez questão de tirar uma foto com Paula. “Nunca um prefeito eleito tinha vindo aqui”, contou.
A comunidade agora conta com o Comitê Gestor Municipal Quilombola, para mediar conflitos e resolver demandas como ligação de água e o talão de produtor. Em breve, o Quilombo irá receber uma unidade da Casa da Criança Madre Teresa de Calcutá, uma creche para auxiliar as mães da região. Além disso, Pelotas é a primeira cidade do país a ter núcleos da Defesa Civil na zona rural.
Participaram da entrega o extensionista rural da Emater, Robson Becker, e o presidente do Quilombo, Charles da Silva. Paula ainda visitou a escola de ensino fundamental Erasmo Braga.
*Do portal da prefeitura de Pelotas