É comum fazermos planos em cada começo de ano e provavelmente não será diferente em 2017. Mas para que as nossas metas sejam alcançadas com êxito precisamos cultivar alegria, entusiasmo e sonhos!
A ALEGRIA faz a nossa vida ficar mais compensadora. Não são apenas sorrisos, pois nem sempre sorrisos representam alegria. O sábio rei Salomão escreveu no livro de Provérbios 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”. A tristeza tira o nosso brilho e afasta as pessoas. Ninguém deseja estar muito tempo ao lado de uma pessoa triste. Podemos nos alegrar independente das circunstâncias. Tudo ao redor pode estar em desarmonia e mesmo assim podemos ter alegria. Não me refiro a uma atitude hipócrita, mascarada, pelo contrário, reconhecendo os problemas, mas tendo um espírito solidário e feliz.
Etimologicamente a palavra entusiasmo significa em + theos (Deus no grego), ou seja, entusiasmado é estar em Deus. Uma pessoa entusiasmada não abaixa a cabeça diante dos desafios, está sempre disposta e caminha com determinação em direção aos seus objetivos. Há dois tipos de entusiasmo: o endógeno, que é gerado dentro do próprio indivíduo e o exógeno, que depende de um estímulo externo, comumente chamado de motivação. O entusiasmo não é um dom. Por si só, ele não permanece.
O ENTUSIASMO é desenvolvido através dos desafios que enfrentamos e pelas metas e sonhos que buscamos alcançar. É necessário alimentá-lo diariamente e quem realmente desejar o experimentará. A frase de Edward Butler reflete bem esta ideia: “Certos homens tem entusiasmo por 30 minutos; outros por 30 dias; mas é o homem que tem entusiasmo por 30 anos que faz de sua vida um sucesso”. Se você estiver entusiasmado com você mesmo e com o que você faz, certamente terá êxito e verá seus planos se tornarem realidade.
Também é importante SONHAR. Mais do que imagens que surgem na mente durante o sono, sonhos são propósitos e desejos do coração. Mas alcançar os sonhos nem sempre é uma tarefa fácil; existe um caminho de lutas até chegar lá. Quando você conseguir algo fácil, desconfie, pode não ser tão fácil quanto parece. O fato é que somos do tamanho dos nossos sonhos. Sonhe grandes projetos para sua vida. Porém tome cuidado com sonhos egoístas, centrados apenas em você.
Em seu discurso histórico de 1963 na cidade de Washington, o pastor e ativista dos direitos humanos Martin Luther King Jr disse: “Sonho com o dia em que a justiça correrá como a água e a retidão como um caudaloso rio”. Sonhe para você, mas também para sua família, sua cidade e para seu país. Você pode apresentar os sonhos desse 2017 a Deus, trabalhar com alegria e entusiasmo e, no final, tudo dará certo!
*Regina Lacerda é empresária na área de seguros, teóloga, pedagoga, fundadora da Prefeitura do Setor Comercial e 1ª Secretária do PSDB Mulher DF.