Reportagem publicada pelo portal G1 após o primeiro turno das eleições deste ano revela que uma em cada 4 cidades do país não terá nenhuma mulher na Câmara Municipal. Cerca de 1.291 municípios elegeram apenas homens vereadores (o que representa pouco mais de 23% do total).
Outros 1.963 municípios contarão com apenas uma mulher nas câmaras de vereadores (ou seja, mais de 1/3 do total) e somente 885 terão mais de duas representantes, de acordo com o levantamento feito com base em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes, que disputou este ano uma vaga à Câmara de Vereadores do Recife, esse cenário só mudará quando os partidos enfrentarem com mais determinação o preenchimento da cota de 30% exigida pela justiça eleitoral. Por ora, essa determinação, na avaliação da tucana, não passa de “falácia” pela falta de apoio necessário à eleição de mulheres.
“As mulheres, em quase sua totalidade, são convencidas a apenas compor o número exigido, mas não recebem apoio para levar a campanha à frente. O fundo partidário deveria ser destinado em igual percentagem, só assim as coisas começarão a mudar. No momento, percentagens ínfimas ficam para as candidaturas femininas. Pouca gente se arrisca a enfrentar uma campanha sozinha. O quadro permanecerá negro por muito tempo ainda”, lamentou.