A Conferência dos Parceiros KAS Brasil, que aconteceu nesta sexta-feira (16) durante todo o dia no Hotel Marina Palace Leblon, no Rio de Janeiro, fugiu completamente ao modelo anteriormente usado pela fundação. Tendo por objetivo conhecer e debater os projetos que deverão ser colocados em prática no ano de 2017, em parceria com entidades e segmentos com quem já trabalha há muito tempo a KAS, que costumava receber cada um deles separadamente, dessa vez fez uma grande reunião, em que todos puderam conhecer e opinar sobre cada uma das propostas apresentadas.
A presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema, sentada à esquerda do representante da KAS no Brasil, Jan Woischnik, foi escolhida para ser a primeira a apresentar seu projeto para o próximo ano, que prevê cursos de capacitação para vereadoras e prefeitas recém-eleitas e a edição de algumas publicações.
O projeto das mulheres foi bastante aplaudido e elogiado, o que levou Solange a comentar: “Eu tenho certeza de que vamos continuar nessa parceria com a Fundação que tanto tem colaborado com o PSDB Mulher na capacitação das nossas lideranças, das nossas políticas e agora das nossas vereadoras e das nossas prefeitas. ”
A história do PSDB Mulher se confunde com a da parceria com a Fundação Konrad Adenauer, já que o primeiro contato com a KAS data de 1998, ano da fundação do segmento, e vem se estreitando enormemente nos últimos doze anos. A sintonia entre nossas bandeiras e os interesses da KAS é muito grande e vem se traduzindo em cursos de capacitação, palestras e cartilhas, atingindo seu ponto alto na viagem à Alemanha em abril passado, quando cinco de nossas tucanas passaram um período de seis dias conhecendo pessoalmente as experiências de gestão municipal daquele país.
Luciana Loureiro, assessora jurídica do PSDB Mulher Nacional, comentou que “a apresentação foi muito boa, elogiaram nossa parceria. Os outros parceiros nos elogiaram e aqui quero abrir um parêntese para comentar a maneira diferente como a conferência foi conduzida. Todos ouviram e comentaram o projeto de cada um, o que foi uma inovação. Depois o Dr. Jan Woischnik fará a análise final, que será enviada para a Alemanha. Não é um projeto estanque, ainda pode ser mudado, a KAS queria ter uma ideia do que queríamos, hoje essa ideia foi colocada e muito elogiada”.
Além do PSDB Mulher, representado por Solange Jurema e Luciana Loureiro, também participou da Conferência dos Parceiros KAS Brasil a JuventudePSDB, representada por Alberto Szafran, presidente da JuventudePSDB/RJ, e por Alexandre Machado Rinaldi, da JuventudePSDB/RJ.
Clique aqui para ver a apresentação do projeto 2017 do PSDB Mulher Nacional.
Confira abaixo a programação do evento e os parceiros convidados:
PROGRAMA
09:00h Abertura por Jan Woischnik
09:15h – 10:00h Palestra inaugural “O Brasil no contexto internacional atual” por
Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais e coordenador da Escola de Ciências Sociais
(CPDOC) FGV São Paulo
10:00h – 10:30h Debate
Apresentações das propostas para 2017
10:30h – 10:45h Oficina Municipal
Comentários
11:00h – 11:15h Iniciação política para jovens (Humberto Dantas)
Comentários
11:30h – 11:45h PSDB-Mulher
Comentários
12:00h – 12:15h Juventude do PSDB Comentários
12:30h – 12:45h Juventude do DEM
Comentários
13:00h – 13:15h Centro de Direitos Humanos de Cristalândia
Comentários
13:30h – 15:00h Almoço e reunião do Conselho Editorial Cadernos Adenauer
15:00h – 15:15h Centro Brasileiro de Relações Internacionais
Comentários
15:30h – 15:45h FGV Centro de Relações Internacionais
Comentários
16:00h – 16:15h Centro de Direito Internacional
Comentários
16:30h – 16:45h Fórum CB 27 e International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI)
Comentários
17:00h – 17:15h Projeto Saúde e Alegria
Comentários
17:30h Considerações finais por Jan Woischnik
18:00h Encerramento