Apesar do patamar ainda elevado, o acumulado no ano, de 4,96%, registrou um recuo da taxa em comparação com igual período do ano anterior, quando foi de 6,83%. Nos últimos 12 meses, o índice é de 8,74%, pouco abaixo dos 8,84% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. Segundo o IBGE, tiveram queda de preços a energia elétrica residencial, o seguro de veículos, automóveis, gasolina e etanol.
Para o economista e deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a inflação é a herança mais perversa dos governos de Lula e Dilma Rousseff. O tucano lamenta que o índice afete a longo prazo o orçamento das famílias brasileiras.
“Entre as muitas heranças malditas deixadas por Lula, Dilma e PT, a inflação é uma delas. Ela é inimiga dos brasileiros, corrói os salários, o poder de compra dos trabalhadores, encarece os produtos que alimentam a família. Sem dúvida, com a manutenção do impeachment, nós vamos reduzir a inflação mais ainda.”
Para Hauly, a leve melhora em meio aos fortes impactos da inflação na economia já demonstram os efeitos positivos que um novo governo pode trazer ao país. “É a confiança. Mesmo sem ter emplacado ainda um projeto nacional, só a confiança, a credibilidade e a respeitabilidade já diminuem a inflação. É muito bom isso.”
Clique aqui para ler a íntegra do Portal G1.