Veja as reportagens publicadas de 2006 até julho deste ano.
Eloá, Mércia, Luiza Brunet… Relembre os casos emblemáticos.
Elida Oliveira*Do G1, em São Paulo
Mulheres vítimas de violência em todo o país
“Violentamente espancada”, “ferida com golpes de facão”, “amarrada dentro da própria casa”, “incendiada pelo marido”. A violência contra a mulher está presente em todos os estados, em todos os estratos sociais. Nos 10 anos da Lei Maria da Penha, o G1 compilou reportagens publicadas de 2006 até julho de 2016 – período que compreende a vigência da lei. São 4.060 textos, que reúnem histórias de mulheres agredidas, estupradas e mortas por maridos, companheiros, namorados ou ex-parceiros.
Baixe a planilha com os links das reportagens de cada estado
LEI MARIA DA PENHA
Legislação completa 10 anos em agosto
• 10 anos em 10 histórias
• hq reconta história real
• perguntas e respostas da lei
• vídeo mostra detalhes da lei
• saiba como denunciar
• veja a lei na íntegra
Enquadrar o agressor na lei é decisão da Justiça, mas a quantidade de violências que chegam a ser noticiadas ilustram como ela está presente na vida das mulheres.
Motivados por ciúmes, para punir traições ou contra o fim de relacionamentos, parceiros vivem uma rotina de agressões que podem terminar em morte.
Na maior parte das notícias, as mulheres não têm a identidade revelada e são poucos os casos em que há informação sobre o que aconteceu com a vítima após a agressão – quando ela sobrevive – ou se o agressor foi punido.
Já outros casos ganharam repercussão; confira 10 histórias emblemáticas ocorridas nos últimos dez anos:
Leia mais aqui.