Brasília (DF) – Se você é pré-candidata e não pode participar de nossos cursos de capacitação por morar longe, não desanime. Os conteúdos de vários dos nossos cursos estão nas cartilhas postadas na capa de nosso site, assim como as dicas da Dra. Luciana Loureiro e do Tucanas em Rede, que vão lhe orientar melhor sobre o que fazer ou não durante a campanha eleitoral.
Outra boa maneira de se preparar é lendo bons livros, de marqueteiros experientes como Antonio Lavareda, que já participou de mais de 76 campanhas eleitorais e tem muita experiência a compartilhar.
SINOPSE
Eleições são eventos que mobilizam milhões de pessoas e costumam monopolizar a atenção da opinião pública, mas o funcionamento das campanhas políticas continua sendo um mistério para a maioria da população. Daí a importância de “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais”, que traz a assinatura de um dos maiores especialistas brasileiros no tema e analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais.
Antonio Lavareda, que já participou de 76 campanhas, sendo três presidenciais, trata dos aspectos mais relevantes delas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Ele usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.
Um capítulo trata especificamente daqueles que costumam ser as principais “armas” dos candidatos, os comerciais de TV. Além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado “neuromarketing” e está mudando a dinâmica das eleições.
O livro vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. “Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas”, escreve Lavareda.