De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, o serviço iniciou pela escavação de uma passagem subterrânea que atravessará o canteiro central no sentido do meio fio. Em seguida, serão instalados os dutos que comportarão os cabos das redes, necessárias para o pleno funcionamento das estações.
“Para evitar transtornos para a população com a abertura de valas na pista da avenida, a prefeitura optou por adotar uma técnica moderna não destrutiva que consiste em fazer perfurações por baixo do solo. É a primeira vez que esse tipo de equipamento é utilizado em uma obra municipal”, explica o engenheiro.
A estação da Antônio Baena é a primeira das sete estações que serão construídas em pontos estratégicos da avenida. Em paralelo a da Antônio Baena, estão em construção outras nos cruzamentos da Almirante Barroso com Av. Júlio Cesar e Tv. Mauriti. Elas servirão para dar acesso aos ônibus do BRT nos dois sentidos da via e farão parte de um circuito integrado com as estações do BRT na Augusto Montenegro.
Além das redes de água, energia elétrica e esgoto, as estações serão alimentadas por uma rede de fibra óptica que permitirá a comunicação e a transmissão de dados entre todo o circuito integrado do BRT. Os ônibus do BRT terão uma rede aberta de wi-fi.
*Do portal da prefeitura de Belém