Ícone do site PSDB-Mulher

Emprego informal avança e atinge mulheres negras do Norte e do Nordeste

carteiradetrabalho_080427_wilsondias.abr__1O governo do PT fez o Brasil retroceder e voltar a se destacar negativamente pelo aumento do emprego informal. A condição afeta principalmente as mulheres negras do Norte e Nordeste, moradoras de cidades do interior, com idade até 24 anos e com menos de quatro anos de estudo. Elas formam o grupo com maiores chances de trabalhar sem carteira assinada.

O perfil foi mapeado pelos economistas da Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio) Fernando de Holanda Barbosa Filho e Fernando Veloso, em artigo que abre o livro “Causas e consequências da informalidade no Brasil”, que será lançado nesta quinta-feira (31), como revela matéria publicada hoje (28) pelo jornal O Globo.

Para a desembargadora e presidente do Tucanafro da Bahia, Luislinda Valois, os dados refletem sérios resquícios da escravidão no Brasil. Ela concorda com o dado apontado pelo levantamento da FGV. “A pior educação é justamente a que é oferecida no interior brasileiro. Isso reflete diretamente na qualificação dessas mulheres que, quando conseguem emprego, é na informalidade”, lamenta.

A primeira magistrada negra do país destaca que o Brasil é “machista e branco”. Para ela, a centralização da educação de qualidade é um grave problema que deve ser tratado com mais atenção. “Portas devem ser abertas para as mulheres negras do Norte e do Nordeste e isso não se faz se trancando em gabinetes”, disse.

Luislinda ressalta que o “ideal” seria formar grupos de trabalho que saiam a campo para ver de perto a necessidade dessa parcela da sociedade. “Nós podemos reverter esse quadro e vamos fazer isso. É imprescindível fazer um grupo de trabalho com meios necessários para se deslocar até os lugares mais difíceis. Não podemos deixar essas mulheres desprotegidas das leis trabalhistas” conclui.

Sair da versão mobile