Assim saudou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE), cem mulheres grávidas durante a entrega de repelentes contra o Aedes Aegypti, nesta tarde desta terça-feira (02), na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica, no Centro.
O evento foi mais uma das ações de combate, controle e prevenção dos criadouros de Aedes Aegypti que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem realizando desde setembro de 2015.
O produto, que protege as pessoas mantendo afastado o mosquito transmissor das endemias dengue, zika e chikungunya, contemplou mulheres grávidas cadastradas no programa Bolsa Família. Das 5.073 gestantes cadastradas no município, 1.970 atendem este critério. Todas as mulheres grávidas que realizam o acompanhamento e os exames pré-natais receberão repelentes até o fim de sua gestação. O investimento é de cerca de R$ 40 mil reais mensais.
Islâne Maria, de 23 anos, no 6º mês da sua gestação, recebeu o primeiro repelente. Para ela, a garantia do produto é, além de um forma de prevenção, um alívio para quem não tem condições de comprá-lo periodicamente. “Eu gasto um repelente por semana. Vamos dizer que ele custe por volta de R$ 20, eu não tenho condições de comprar sempre. Eu tenho dois filhos, pago luz, água. Essa ajuda é muito importante”, disse a futura mãe.
*Do site do PSDB-PE com informações da Prefeitura de Jaboatão