Cinquenta por cento desse motante deve ser revertido para a Saúde, enquanto os outros 5 milhões podem ser canalizados para as mais diferentes áreas. Dai portanto, a preocupação da tucana em distribuir o valor de acordo com os anseios dos rondonienses.
Os recursos são oriundos do chamado Orçamento Impositivo. Anualmente, deputados e senadores incluem na previsão de investimentos da União do ano seguinte, obras e projetos para os seus estados – as chamadas emendas parlamentares.
Trata – se do principal mecanismo para o deputado atender a comunidade onde foi eleito. O governo é obrigado a custear projetos individuais dos parlamentares que na sua maioria prioriza setores nos quais têm interesses políticos.
Mariana Carvalho, no entanto, quer atender diretamente o cidadão, ouvindo os internautas, aproveitando o poder de interação da internet.
“Tenho compromisso com cada cidadão de Rondônia que paga seus impostos e por isso o dinheiro do contribuinte tem que ser aplicado corretamente, coforme a sua necessidade”, justificou.
Com essa iniciativa, a deputada que saiu das eleições 2014 como um fenômeno nas urnas, repete a proposta de legislar em parceria com a população como fez no período em que foi vereadora de Porto Velho (2009 a 2012) , quando recebia ideias pelo seu perfil no então Orkut.
“Nosso gabinete estava sempre de portas abertas e muitos dos projetos e pedidos de providências que apresentamos foram inspirados em demandas encaminhadas pela própria comunidade “, recorda a parlamentar que agora segue esse mesmo estilo na Câmara dos Deputados, consultando a sociedade.
Desde a campanha eleitoral no ano passado, na qual foi eleita com a expressiva votação de 60.324 votos, a tucana já anunciava nos seus discursos que iria ter um mandato diferente, sendo a voz da nova política. Essa diferença ela já começou a fazer no Congresso Nacional.
Da assessoria da deputada