DIA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS – Em 2013 a ONU instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. O comércio de seres humanos é uma indústria global e cruel que nega às vítimas os seus direitos mais básicos, aproveitando-se de suas carências econômicas e de informação. Ele existe para fins de trabalho escravo, exploração sexual, adoção ilegal, remoção de órgãos ou servidão. Em Goiás, o tráfico de pessoas, infelizmente, está presente com força. Um exemplo disso é que, pesquisa realizada pela ASBRAD no aeroporto internacional de Guarulhos apontou que, de cada 5 brasileiras que estão na Europa para fins de prostituição, uma é goiana.
O mapeamento dos pontos vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes feito pela PRF aponta no mesmo sentido: Goiás ocupa o 4º lugar no ranking, mesmo não tendo as maiores malhas viárias do país. Essa semana muitas campanhas contra o tráfico de pessoas estão sendo realizadas no mundo todo, a exemplo do que aconteceu ontem à noite no Rio de Janeiro, quando o Cristo Redentor ficou azul, para fazer referência à ação mundial encabeçada pela ONU, chamada “Campanha do Coração Azul’, que tem como madrinha, no Brasil, a cantora Ivete Sangalo.
Nesta segunda-feira, 28, a Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Ceetp-GO/Semira), realizou uma caminhada em Anápolis, em parceria com a Diretoria da Mulher, para conscientizar sobre o tráfico de pessoas.
Ontem à noite a PRF, juntamente com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizou ação de prevenção a esse crime na região dos motéis de Aparecida de Goiânia, onde se concentra uma grande quantidade de potenciais vítimas. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos e a equipe conversou com as pessoas que por ali trabalham para denunciar, caso fiquem sabendo de alguma situação desse tipo.
Hoje, a partir das 8 horas, em virtude da Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Ceetp-GO) estará no Aeroporto Santa Genoveva para desenvolver uma campanha de conscientização e sensibilização junto à sociedade sobre o tema. A secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Gláucia Teodoro Reis, estará presente. A Semira recomenda que os participantes usem camiseta branca.
Amanhã, 31, acontece uma mobilização no Posto da Polícia Rodoviária Federal, saída para Anápolis, para conscientização sobre questões do tráfico de pessoas.