Em nome do Congresso, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) presta homenagem nesta quarta-feira (11) ao ex-governador Marcello Alencar, de 88 anos, que morreu ontem (10). No velório de Alencar, Leite entregará à família o documento de diploma de restituição de mandato de senador cassado. Na foto, Alencar aparece ao lado de Leite.
No ano passado, o Congresso devolveu simbolicamente os mandatos dos parlamentares cassados no período militar. Alencar foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasiões. Depois do AI5 (Ato Inconstitucional n° 5), ele teve os direitos políticos suspensos durante a ditadura militar.
“É um momento muito difícil para mim”, afirmou Leite. “Eu comecei na vida pública tendo como referência Marcello Alencar, que foi meu professor e me deu lições para a vida toda”, disse ele, sem conseguir segurar a emoção.
Morte
O ex-governador morreu por volta das 4h15 desta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações causadas por acidentes vasculares cerebrais (AVC). Mas ele já estava com problemas cardíacos e respiratórios.
O tucano governou o Rio de 1995 a 1999. Alencar foi advogado de presos políticos e perdeu o mandato, no período de 1966 a 1969.
O velório de Alencar ocorre nesta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro, pela manhã, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, em Botafogo. O ex-governador será cremado. O tucano deixou por escrito o desejo de ser cremado.
*Rede45