Notícias

Curso “Campanha Eleitoral: Mulheres no Poder” faz sucesso em Brasília

Foto: Chris balbys

Foto: Chris balbys

Brasília – Terminou em confraternização e sensação de objetivo alcançado o curso “Campanha Eleitoral: Mulheres no Poder”, realizado pelo PSDB Mulher Nacional em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, nos dias 28 e 29 de maio, no hotel Kubitschek Plaza.

Direcionado para as pré-candidatas tucanas que participarão das eleições deste ano, se alguma coisa não agradou foi o pouco tempo disponível para absorver palestras relevantes, ministradas por um time de primeira linha, como o cientista político João Paulo Machado Peixoto; o tesoureiro-adjunto do PSDB-SP, Marcos Monteiro e o advogado Flávio Henrique Costa Pereira, no primeiro dia.

Foto: Chris Balbys

Foto: Chris Balbys

Nesta quinta-feira (29) o foco foi o lado prático das campanhas eleitorais, com debates com quem já está na vida pública, como a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius  – que falou sobre planos de campanha. “Organizar bem o tempo é fundamental. Muitos eleitores chegam aos últimos dias antes da votação sem candidatos a deputado federal e estadual, quem chega até lá com fôlego, ganha a eleição”, frisou Yeda. Na mesma mesa estava Eliana Piola, do Governo de Minas Gerais, para quem conciliar família e vida pública é difícil, não impossível. “Meu marido era contra, se o tivesse ouvido não estaria aqui. Fui em frente e estou casada há 30 anos, com o mesmo homem”, declarou, para alívio de várias das assistentes.

Eliana, com bom humor, disse não incluir a questão de gênero em sua bandeira de campanha e exemplificou: “Não falo mal dos homens, ao contrário, sempre digo que está na hora de abrir mão do controle e ceder a eles o direito de dar banho em bebês e fazer comida”. Aplausos frenéticos!

Uso consciente e diário das redes sociais

Foto: Chris balbys

Foto: Chris balbys

As mídias sociais são uma realidade que não pode ser ignorada, o marketing digital está aí com tudo e para ajudar as tucanas em suas campanhas, veio do Rio de Janeiro a Luciana Salgado, especialista em mídias digitais e responsável, entre outras, pela vitoriosa campanha de Arthur Neto (PSDB) à prefeitura de Manaus. Com dicas valiosas para quem não têm muita intimidade com a web, Luciana explicou que o brasileiro usa mais a internet do que qualquer outro povo e que impressiona que os políticos ainda não se comuniquem com eles.

“A web fez com que o eleitor perdesse o medo de falar com políticos, ele agora usa esse canal direto. A internet já se tornou o principal canal de comunicação do eleitor e os políticos precisam entender que devem se preparar para ela”, disparou.

Troca de experiência enriqueceu debates

Foto: Chris Balbys

Foto: Chris Balbys

As duas mesas finais do curso ficaram a cargo de Nancy Thame, do PSDB Mulher- SP, e Tereza Nelma, vereadora do PSDB em Maceió, que falaram sobre agenda e logística; e de Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB Mulher Nacional, e Fátima Jordão, diretora do Instituto Patrícia Galvão e especialista em pesquisas, que trataram do tema “Percepções e desafios para as candidatas”.

Em ambas as palestras o que predominou foi o compartilhamento de vivências, os conselhos de ordem prática e as dicas de mulheres mais experientes nessa dura realidade de fazer parte do universo feminino na política brasileira. Foram tantos os bons momentos dos debates que achamos melhor dar a palavra a elas.

Frases

“Campanha deve ser organizada antes de um ano. Quem não fez isso antes, comece já. A população quer saber qual proposta você tem, não de seu marido. Fale de você, de suas causas”: Tereza Nelma, vereadora do PSDB/Maceió.

“Agenda é consequência de um projeto, de uma proposição política. Um conjunto de ideias que se vai passar à frente e deve refletir lado forte das candidatas”: Nancy Thame, do PSDB Mulher SP e vice-presidente do PSDB Mulher Nacional.

“A sociedade está demandando conteúdo dos políticos. Eleitor sabe o que quer, quando pede serviços públicos “padrão  Fifa” em sua vida”: Fátima Jordão, diretora do Instituto Patrícia Galvão.

Fátima Jordão Foto: Chris Balbys

Fátima Jordão
Foto: Chris Balbys

“Vamos acreditar que o que nós queremos, nós podemos”: Solange Jurema, presidente do Secretariado da Mulher/PSDB Mulher Nacional.

“Nós, mulheres, temos mais compromisso com a sociedade e com o que o povo deseja”: Thelma de Oliveira, 1ª vice-presidente do PSDB Mulher Nacional.

Foram tantos os pontos altos que estamos preparando a íntegra das palestras dadas para quem não estava presente. Vamos coloca-las no site do PSDB Mulher Nacional assim que possível. O conteúdo do debate da ex-governadora Yeda Crusius já está disponível no fim da matéria.

Mídia training

Para as candidatas à Câmara dos Deputados o PSDB Mulher Nacional preparou uma programação diferente; em vez das palestras do segundo dia, todas tiveram a oportunidade de fazer um curso de mídia training com a especialista Laila Wajntraub, com ênfase em argumentação sob pressão e imagem e debate.

No fim do dia o curso foi encerrado com muitas fotografias, abraços, risos, uma sensação de dever cumprido e a cabeça cheia de informação e novas ideias. Que sejam úteis e que essas tucanas ainda deem muito o que falar, boa sorte a todas!

 

* Material da palestra da governadora Yeda Crusius na íntegra:

– As fases da campanha

– Como organizar uma campanha eleitoral, por Cila Schulman

– Planilha 1

– Planilha 2