Os pontos de leitura são espaços que oferecem à população uma ampla literatura, brinquedos e jogos servindo como um ponto avançado da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e funcionam em contêineres adaptados para esta finalidade. Cada unidade teve um custo de R$ 5 mil, com recursos da Diretoria de Cultura
O ponto de leitura do Jardim do Caju está localizado na Praça Sílvio Capoani Junior, na Avenida Jácomo Augusto Paccola esquina com as Ruas Ângelo Lazari e João Coneglian.
Já o ponto de Leitura do Núcleo está localizado na Praça da Justiça, entre as Avenidas José Garrido Gil e dos Imigrantes, próximo à caixa d’água.
As bandas da escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim do Caju) e da escola Idalina Canova de Barros (Jardim das Nações) participaram dos eventos.
Bel Lorenzetti salientou que “esses espaços foram idealizados para a comunidade. quero convidar a população para visitar e participar das atividades oferecidas pelos pontos de leituras, porque uma cidade que cresce a cada dia também é formada por bons leitores”.