Brasília – A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB-Mulher, Solange Jurema, fez questão de cumprimentar o presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, que reúne nesta terça-feira (13) a partir das 9 horas, em Brasília, os representantes do segmento em todo país. No Dia da Abolição da Escravatura em que o Brasil os 126 da Lei Áurea, haverá uma série de debates sobre as diretrizes do Tucanafro, a atuação do PSDB e as perspectivas para a ampliação de uma política nacional relativa aos afrodescendentes brasileiros.
Em sua mensagem, Solange Jurema comemora os 126 anos de assinatura da Lei Áurea e diz esperar que os afrodescendentes brasileiros vivam livres de qualquer tipo de discriminação no Brasil de hoje.
Leia a íntegra:
Prezado Juvenal Araújo e demais amigos do Tucanafro Brasil,
O ato de uma mulher, a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, terminou, no Brasil, com um dos maiores males da história da humanidade, o regime escravocrata.
Quando assinou a libertação dos escravos há 126 anos, a princesa cedia às pressões internas e externas para extinguir de uma vez por todas qualquer tipo de escravidão no país, um dos últimos do mundo a adotar a medida.
Esse atraso se reflete nos dias de hoje, quando milhares de brasileiros afrodescendentes ainda sofrem algum tipo de discriminação, especialmente as mulheres.
Que o 13 de maio que comemoramos hoje reafirme nossa luta para que homens e mulheres afrodescendentes fiquem livres de qualquer tipo de discriminação em nosso país.
Salve o 13 de maio!
Solange Jurema