Notícias

Ministra do TST faz palestra na Sorbonne

Delaíde ArantesA ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Delaíde Arantes, vai fazer uma palestra na Universidade de Sorbonne, na França, em março, para juristas franceses e alunos de pós-graduação. Ex-empregada doméstica, ela defendeu junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho) que os Estados deveriam oferecer ensino fundamental, médio e superior aos profissionais que lavam, passam e cozinham

Filha de agricultores, Delaíde Atrantes nasceu e criou-se na cidade de Pontalina, no interior de Goiás, onde passou a ajudar o pai na lavoura no início da adolescência, junto com os oito irmãos, plantando milho e feijão. Aos 14 anos saiu do campo para concluir o ensino fundamental na cidade, onde trabalhou por um ano como empregada doméstica e dois anos como recepcionista no consultório de um médico, que acabou por incentivá-la a estudar.

Mudou-se para Goiânia e aos 18 anos voltou a trabalhar como empregada doméstica enquanto estudava. Aos 23 começou a cursar Direito no Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), patrocinada pelo então Crédito Educativo, um programa de bolsa estudantil do governo. Deixou o emprego de doméstica e começou a estagiar num escritório de advocacia, onde passou a se dedicar ao Direito Trabalhista. Após se formar, abriu o próprio escritório de advocacia, especializado em relações trabalhistas, onde trabalhou por cerca de 30 anos.

Em 2011 foi indicada pela OAB para ocupar uma vaga de ministro do TST, tendo o nome escolhido pela então Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.