O câncer de colo de útero é uma das principais causas de mortes de mulheres no Brasil e o exame preventivo é a alternativa para descobrir as alterações das células que dão origem a doença, que tem como principais sintomas sangramento vaginal, corrimento e dor. É para promover o acesso à rede de serviços para a detecção e tratamento precoce da doença que a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, trouxe para a capital alagoana a “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, disponibilizando serviços como Mamografia e Ultrassonografia (da mama e endovaginal), visando o diagnóstico e tratamento mais rápido dessas enfermidades.
Instalada na Praça Pingo D´Água, áreaa do 2º Distrito, que abrange os bairro da Ponta Grossa, Vergel, Prado, Dique Estrada, Pontal da Barra e Trapiche, a Carreta da Mulher fica na região até o final de janeiro. Para ter acesso aos exames oferecidos na unidade móvel, as pacientes devem ter passado pela consulta médica e estar com o encaminhamento ou guia de exame em mãos.
A carreta tem recebido a visita de dezenas de mulheres para realizar os exames preventivos.
Atendimento
Para realizar os exames na Carreta da Mulher é necessário antes fazer um cadastro na unidade de saúde mais próxima da residência portando o cartão do SUS, CPF, dados pessoais e comprovante de residência e receber o encaminhamento do médico.
Segundo o coordenador da unidade móvel no 2º Distrito, Anderson Santana, o principal objetivo desse projeto é a celeridade nos diagnósticos de câncer. “Esse projeto é importante também por seu cunho social, proporcionando a essas mulheres o acesso a exames que em outra oportunidade demorariam muito para serem feitos. Aqui entregamos a ultrassonografia na hora e a mamografia em três dias, então essas mulheres tem acesso mais rápido a esse resultado e as chances de cura e tratamento para as que tiveram algum problema, são mais fáceis”, explicou o coordenador.
Durante três anos, a unidade móvel vai percorrer os bairros de Maceió, levando os serviços às mulheres. A meta é realizar 100 exames diários, atingindo uma meta de dois mil por mês.
Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS