Brasília – O PSDB Mulher, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil, promove nesta quarta (30), no Rio de Janeiro, o curso “Empoderamento Político para Mulheres” .
A iniciativa é voltada às lideranças femininas interessadas em aperfeiçoar os conhecimentos na área e discutir políticas de gênero, sociais e econômicas. A previsão é reunir 100 mulheres.
Atualmente 40% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. “O percentual de mulheres no comando aumenta conforme cai o padrão econômico-social”, observa a presidente nacional do PSDB-Mulher, Solange Jurema. E completa: “Para compreender o significado da política, é preciso estar a par das políticas de gênero e sociais.”
Solange também considera importante que as mulheres conheçam as políticas sociais executadas durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que fundamentam a política atual.
Programação – As discussões ocorrerão em duas etapas. No dia 30 ocorrerá o curso com a abertura de Solange Jurema e palestras do presidente estadual do PSDB no Rio de Janeiro, Luiz Paulo Corrêa Rocha, da presidente do PSDB-Mulher no estado, Tiana Azevedo e Aline Bruno Soares, coordenadora de Projetos da Fundação Konrad.
Em seguida, o tema será “Estrutura política e gênero no Brasil” com a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a socióloga Clara Araújo, Cristiane Soares, técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a moderadora Carla Shores, da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.
Depois, a discussão abordará o “Empoderamento Feminino” com a vice-presidente do PSDB Mulher de São Paulo, Nancy Thame e a executiva nacional do PSDB Mulher.
Já o debate sobre “Planejamento de Políticas Sociais e Econômicas no Brasil” terá a participação da economista, advogada e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Elena Landau, que foi diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também estarão presentes aos debates a ex-ministra da Secretaria de Políticas Sociais e presidente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, e a ex-governadora do Rio Grande do Sul e ex-ministra do Planejamento, Yeda Crucius.
No dia 31, haverá uma reunião das mulheres que participaram do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). “Vamos nos encontrar para elaborar um conjunto de propostas a ser encaminhado ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), que elaborará a agenda futura até o final do ano”, ressaltou Solange.
Serviço:
Curso “Empoderamento Político para Mulheres”
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Windsor Atlântica , na Avenida Atlântica, 1.020 – Leme – Rio de Janeiro
Inscrições: kasbrasil@kas.de
Informações: www.kas.de/brasil