Para Andreia, o evento foi uma grande oportunidade para os servidores públicos tirarem suas dúvidas sobre os seus interesses na área da previdência, aposentadorias, benefícios de um modo geral. O presidente nacional dos Sindicato dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados (SindSusep), Rodrigo Borobia, parabenizou a deputada pelo trabalho que tem feito em benefício dos servidores. “A luta dela é inegável, é incontestável”, afirmou.
Segundo ele, a Susep tem hoje cerca de 500 servidores, dos quais a metade na faixa etária de 25 a 35 anos. “A maioria entrou depois de 2004, quando a aposentadoria foi modificada. E por conta desse quadro muita gente está preocupada com o futuro e busca informações em palestras como essa”, comentou Borobia. O analista do Banco Central Luis Eduardo Carvalho de Souza também elogiou a palestra. “São informações importantes sobre tema que pouco se conhece, tendo em vista que, ao longo do tempo, foram diversas as mudanças ocorridas”, comentou.
Segundo a deputada, “quando as dúvidas são sanadas o trabalhador tem mais condições de reivindicar seus direitos”. Ao falar sobre as proposições de sua autoria em andamento na Câmara, ela destacou a Emenda Constitucional 70 (EC-70), que garante proventos integrais com paridade aos servidores aposentados por invalidez permanente em decorrência de doenças previstas em lei. E abrange todos os servidores que ocupam cargos efetivos.
A deputada Andreia Zito destacou também que apresentou à Câmara projeto de lei para evitar que servidores aposentados por invalidez permanente, doenças graves ou contagiosas, isentos do desconto do imposto de renda, passem por novas perícias médicas a cada dois anos. Contudo, a proposta preserva o artigo que estipula prazo de validade para a realização do laudo pericial no caso de doenças curáveis. Para a deputada Andreia Zito, não é justo o aposentado permanente ter que periodicamente ir ao INSS para comprovar doenças como tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, por exemplo.
Do Portal do PSDB na Câmara