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Trabalho integrado é um dos focos da Ouvidora-geral do Senado

Encontro serviu para as duas ouvidorias reafirmarem a parceria que têm e trocarem experiências

Encontro serviu para as duas ouvidorias reafirmarem a parceria que têm e trocarem experiências

Brasília – A ouvidora-geral do Senado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), tem se dedicado a promover mais integração entre a Ouvidoria da Casa com outros órgãos do Senado e ouvidorias públicas. A integração, segundo ela, “faz com que o trabalho fique ainda mais consistente”.

Nesta quinta-feira (23/05), a parlamentar se reuniu com o ouvidor do Tribunal de Contas da União (TCU), Eduardo Murici. O encontro serviu para as duas ouvidorias reafirmarem a parceria que têm e trocarem experiências. Murici fez um relato sobre o trabalho que desenvolve à frente da Ouvidoria do Tribunal, que conta com a participação da sociedade na fiscalização e na aplicação dos recursos públicos federais pagos ao Estado. De acordo com o ouvidor, o órgão recebe uma média de 700 manifestações por mês. “São demandas que exigem muita orientação técnica”. Uma equipe de 12 auditores é responsável pelas respostas.

O ouvidor do TCU, que estava acompanhado do assessor substituto, Henrique Morais Ziller, aproveitou a reunião para entregar o relatório estatístico anual do órgão à senadora Lúcia Vânia e destacou a eficiência do sistema de gestão de informação que a ouvidoria do Tribunal adotou para o recebimento das manifestações.

A senadora falou sobre os desafios da Ouvidoria da Casa e os recursos tecnológicos que dispõe para recepcionar os registros dos cidadãos. Observou a necessidade de aperfeiçoar o sistema de gestão de dados, a fim de oferecer um atendimento de excelência à sociedade, e ressaltou que hoje os cidadãos têm bastante clareza dos seus direitos “e as ouvidorias estão caminhando nessa direção”, frisou.

Alô Senado
Já os profissionais envolvidos com o Alô Senado apresentaram uma radiografia do trabalho que o serviço tem desenvolvido desde 2007, quando foi implementado. A era da internet fez o canal telefônico de comunicação adotar formulários eletrônicos, no site, e aderir às redes sociais como novas possibilidades de atendimento ao cidadão, explicou o responsável pela Coordenação de Controle Social, Thiago Cortez Costa, para quem o serviço está se adaptando às novas tecnologias.

Ao final do encontro, a senadora Lúcia Vânia reiterou a sua determinação em continuar estreitando a relação entre os órgãos que se dedicam ao atendimento do cidadão, à transparência da gestão pública e ao acesso à informação. Para a parlamentar, é fundamental que haja “unidade” no trabalho de todos.

Também participaram da reunião, o diretor da Subsecretaria de Pesquisa e Opinião, Gilvan Sérgio de Andrade; a assessora de imprensa do órgão, Tânia Mara Fusco; e a diretora-adjunta da Secretaria de Transparência, Liu de Oliveira Lopes.

Da assessoria da senadora Lúcia Vânia