Delegações de várias regiões participaram do evento.
No total, foram 22 agraciadas, entre mulheres, personalidades e instituições voltadas à defesa dos direitos da mulher.
Na abertura dos trabalhos, a presidente nacional do PSDSB Mulher, Thelma de Oliveira saudou Solange Jurema, ressaltando seu legado como 1ª ministra da Mulher no governo Henrique. Solange assumirá, neste sábado (18), a presidência do PSDB-Mulher .
“Ela é um orgulho das mulheres, um orgulho dos tucanos,” ressaltou.
Thelma agradeceu ao presidente nacional do PSDB deputado Sérgio Guerra (PE) o apoio na realização do evento e, em especial, pela aprovação da Resolução 1/13.
Homenagem – Sérgio Guerra foi homenageado pelo colegiado com um vídeo, mostrando sua trajetória política e a atuação à frente do partido.
Em sua fala, ele destacou a importância da capacidade tucana de mudar.
“Quanto mais capazes formos de mudar, seremos mais progressistas”, disse.
Destacou que o partido governa hoje oito estados que somados representam 50% do PIB brasileiro.
“Um partido que tem essa unidade e que começa a se mostrar. Não porque tem o poder, mas porque tem o poder de unir nossas ideias e nossa democracia. Essa reunião de hoje é parte disso”, destacou.
Pensamento – Para o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), a escolha dos nomes das agraciadas com a medalha reflete o pensamento de Ruth Cardoso.
“Era assim a forma de Ruth ser feminista, ser tucana. Muito do legado programático do partido se deve à Ruth Cardoso”, reiterou.
Segundo ele, é preciso que a presença das mulheres se traduza em mulheres eleitas para as câmaras, para as prefeituras e para o Senado.
O deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP) enfatizou que nas classes mais pobres, 50% das famílias são administradas por mulheres.
“Um partido que se preocupa em superar a pobreza tem que ter um lugar muito especial para as mulheres”, observou.
PSDB 25 anos – O presidente estadual do PSDB deputado Duarte Nogueira relembrou os 25 anos do PSDB, que serão comemorados em junho e os 14 anos do PSDB Mulher.
Acredita que a medalha representa o símbolo da mulher. “Ruth enxergava com muita dimensão o que vive hoje a sociedade brasileira.”
Luta – Solange Jurema, que assume o colegiado amanhã, lembrou as contribuições de Ruth.
“Sou muito honrada de ter sido a primeira mulher que recebeu a Medalha Ruth Cardoso. Ela foi uma pessoa muito especial. Quebrou muitos paradigmas. Criou o programa Comunidade Solidária. Um exemplo para todas nós. Ajudou a construir as primeiras políticas para as mulheres no país. Cada uma de nós que recebe essa medalha tem como responsabilidade dar continuidade a essas políticas”, concluiu.