Opinião

“A Nova Brasileira…”, por Jimmyana Rocha

Jimmy Foto George Gianni 1A nova brasileira que a mídia canta em verso e prosa por aí é uma velha conhecida minha e de todos os brasileiros. É a mulher brasileira, de todas as raças, cores, idades, gostos e belezas.
A nova brasileira é a mulher que por conta de anos de visões equivocadas, foi quase anônima. Quase… Porque com força e ação, era impossível não se perceber a presença louvada justificadamente em beleza e virtude, diria o poeta.
Muitas vezes, silenciada e agredida,a nova brasileira é ainda hoje para milhões de lares, a célula central da família. Não só a mãe, mas também a líder e a renda; o exemplo e a coragem.
A nova brasileira é a mesma mulher, que em tempos difíceis, e não foram poucos,assumiu responsabilidades, criou espaços, se expôs, se explicou, se entendeu e foi à luta, promovendo conquistas onde todos diziam não ser possível mudar o que existia.
A nova brasileira continua buscando mais educação. Porque teve de conquistar esse direito lutando. E exatamente por isso também, defende e valoriza. Um direito que não é só dela mas de todos os brasileiros. Uma brasileira que quer também mais saúde, mais cuidado.
As novas brasileiras acreditem, continuam a lutar por espaços, por trabalho, por igualdade. Sim, porque sabem que nada justifica o olhar desigual para quem sempre esteve ao lado para transformar, para cuidar e prosperar.
Para muitas pessoas “desavisadas” existe uma “nova brasileira” andando por aí. Eu acho o contrário. Agora mesmo, em pequenas e grandes cidades, existem milhões de brasileiras que firmaram posições, assumiram  papéis e se fizeram perceber, respeitar.
Existe uma nova brasileira. E para nossa satisfação ela nasce no olhar mais respeitoso de quem a vê.
Socióloga, cientista política e coordenadora de Comunicação Social do PSDB-Mulher