Ícone do site PSDB-Mulher

“Mulheres, somos 44% do partido”, artigo de Thelma de Oliveira

* Artigo de Thelma de Oliveira, presidente do Secretariado Nacional da Mulher

Um levantamento da direção nacional do partido revelou que nós, tucanas, já somos 44% do total de filiados do PSDB. É uma realidade incontestável e que só nos estimula a continuar batalhando, no partido e na sociedade, por mais espaços institucionais.

O dado também é um argumento a mais para que já nas próximas eleições partidárias, com a renovação da maioria dos diretórios e executivas estaduais, façamos prevalecer a cota de 30% de presença feminina nesses órgãos diretivos. Contra os fatos, ou melhor, contra os números, não há argumento.

Todas as seccionais estaduais do PSDB-Mulher têm, agora, a precisa informação do tamanho da presença feminina na lista de filiados partidários e em nenhuma delas é inferior a 30% – confira a tabela abaixo.

A participação das mulheres no PSDB segue a tendência nacional da presença feminina na sociedade brasileira. Hoje nós já somos 52% da população e do eleitorado, ou seja a maioria dos brasileiros para decidir uma eleição.

Quase 40% das famílias brasileiras tem como “chefe da casa” uma mulher, que responde pelo sustento, pela educação e saúde dos seus. Mesmo assim continuamos sendo discriminadas nas ruas, no emprego, na sociedade. Ganhamos menos do que os homens, para as mesmas tarefas e funções. Na política, apesar dos 81 anos da conquista do direito do voto, ainda estamos engatinhando. No Congresso Nacional, a representação feminina não chega aos 10%, um das mais baixas de todo o mundo, na frente apenas de países africanas.

Nós, no PSDB, conseguimos avançar nas eleições municipais do ano passado quando elegemos 93 prefeitas, 83 vice-prefeitas e 746 vereadoras, um recorde em nossa vida partidária. Nos últimos anos as mulheres tem ampliado sua participação na vida política do PSDB e demonstrado sua força nas ruas dos municípios brasileiros.

Mas podemos ir mais além, o partido e a sociedade nos pedem isso. Podemos chegar a ter pelo menos a metade dos filiados e, a partir da Resolução 1 da CEN, assumir nossos postos no comando partidário.

Temos a nossa cartilha, a “Carta de Recife”, que lista com rigor e precisão o que pretendemos conquistar para todas as mulheres brasileiras. Ano que vem teremos a eleição para a Presidência da República, governos estaduais, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

É um momento ímpar, especial, em que toda a nação está envolvida, em que todos os brasileiros vão às ruas decidir o seu futuro. É a hora, mais uma vez, de estarmos presentes e mostrarmos a força da mulher tucana.

Confira a relação de filiados do PSDB abaixo:

Filiados por Estado – 26/02/2013

Sair da versão mobile