As tucanas de Mato Grosso elegeram a vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Thelma de Oliveira, como presidente do PSDB-Mulher Estadual, em convenção realizada nesta quarta-feira (25), em Cuiabá. Ela assume a gestão com o desafio de elaborar um planejamento para os próximos anos com o objetivo de capacitar e aumentar o número de mulheres em cargos políticos em todas as esferas do Legislativo e Executivo.
“Seremos responsáveis por dar suporte às nossas candidatas a vereadoras, a vice-prefeitas e prefeitas nas próximas eleições. Estaremos presentes nos municípios oferecendo apoio integral a todas as candidatas, que estarão preparadas para bem representar as mulheres, a maioria do eleitorado, no pleito de 2024”, destacou Thelma.
Para isso, a tucana afirmou que será necessário um olhar voltado para o interior do estado, estabelecendo como foco a criação de novos secretariados do PSDB-Mulher nos municípios. Estão no radar da nova gestão tanto as ações a serem realizadas em âmbito estadual, quanto a luta das mulheres para manter conquistas na política.
Thelma citou como exemplo a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2023, conhecida como “PEC da Anistia”, que pode prejudicar as candidaturas femininas ao propor perdoar os partidos que não cumprirem as cotas de candidaturas de mulheres nas eleições.
Avallone, que foi reconduzido à presidência do PSDB em Mato Grosso, ressaltou a organização feminina nos diretórios. “A capacidade da mulher de planejar, organizar e executar é fundamental. A consolidação das mulheres na política é um caminho sem volta e eu estou junto a todas”.
Presidente do PSDB-Mulher em Cuiabá, Maria Avalone afirmou que o partido pretende intensificar ações junto às comunidades. “Precisamos fazer a diferença na vida das pessoas e acredito que se formos à rua e à comunidade buscar as demandas para efetivá-las, vamos avançar”, completou.
*Com informações do portal Primeira Hora