O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB realizou nesta sexta-feira (30/6), em Goiânia, mais uma roda de conversa com tucanas pelo Brasil. Desta vez, o encontro foi conduzido pela presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, que destacou a necessidade de encontros como esses para manter permanentemente a militância feminina mobilizada e motivada, principalmente, quando momentos marcantes se aproximam, como as eleições internas partidárias e as eleições municipais de 2024.
Cerca de 30 mulheres participaram do encontro e tiveram a oportunidade de ouvir grandes lideranças do partido, bem como de falar sobre o que pensam sobre política e o PSDB. Por isso, Solange Jurema, que foi a primeira ministra da Mulher no Brasil, ressaltou como positiva a oportunidade de conhecer as bases e saber o que e como estas tucanas pensam.
“E também é muito bom para conhecermos essas pessoas que têm a possibilidade de melhorar o seu município, o seu estado, enfim, o país. Precisamos saber sobre suas opiniões e necessidades”, complementou.
Na ocasião, Solange Jurema frisou a importância de se pensar que políticas públicas para as mulheres não se restringe apenas a questões relacionadas à violência, mas também à educação, com construção de creches; ao saneamento básico e acesso à água; ao mercado de trabalho, economia. “A mulher está inserida em todos os contextos. Quem carrega lata d’água na cabeça quando não tem água é a mulher”, disse.
Paridade de Gênero
“O PSDB acabou formando uma irmandade país a fora, sempre pensando em políticas públicas para o social, saúde, educação. Tenho amor por esse partido, pelas políticas defendidas e pelo legado do PSDB para o Brasil e para os estados geridos pelos tucanos. Daqui para frente, precisamos atrair novos militantes e animar a nossa militância. Eu acho que com o anúncio de que já está decidido que a chapa do PSDB para eleições municipais será composta por 50% de mulheres, também teremos ótimos resultados”, frisou.
Representatividade feminina
A coordenadora do PSDB-Mulher de Goiás e membro do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Darlene Araújo, destacou a eleição da deputada federal Lêda Borges, que para ela é fruto da união de todos nesta luta para aumentar a representatividade das mulheres, e agradeceu em especial, todo o esforço do movimento feminino do partido.
A roda de conversa também foi prestigiada pela presidente do Tucanafro de Goiás, Elaine Guanabara. Para ela, o encontro é um grande propulsor para as mulheres nas eleições 2024.
“O evento cumpriu com maestria seu papel. As mulheres tiveram espaço para falar, colocar seu posicionamento e tiveram lideranças importantes como a Solange e a Lêda, nossa representante no federal, mostrando que as mulheres estão sim ativas no PSDB e que estão prontas para fazer uma campanha belíssima no próximo ano”, disse.
A deputada federal Lêda Borges agradeceu o PSDB e a equipe do PSDB-Mulher por todo apoio dado a ela em toda a sua trajetória como tucana.
“Meu respeito a esse partido, que fez pra mim tudo. Minha vinda aqui é para reafirmar o meu compromisso com o nosso partido, com a história política desse estado de Goiás, com o governador Marconi, com as nossas aliadas e também incentivar outras mulheres”, reafirmou.
Além de Solange Jurema, as assessoras executiva e jurídica do PSDB-Mulher, Angela Sarquiz e Luciana Loureiro, respectivamente, participaram do encontro como representantes do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.