Raquel Lyra (PSDB) foi eleita primeira governadora do Estado de Pernambuco da história, neste domingo (30/10). A vitória veio no segundo turno com 3.113.312 dos votos (58,70% dos votos válidos) contra 2.190.179 de votos (41,30% dos válidos) para a deputada Marília Arraes (Solidariedade). A vitória da tucana representou uma virada em relação ao resultado do 1º turno.
“Lulas e bolsonaristas votaram com a gente, acreditando na gente. Pernambuco, assim como o Brasil escolheu o seu presidente. Eu quero parabenizar o presidente Lula e dizer que, com ele, já a partir da semana que vem, do ano que vem, vamos buscar os investimentos de que Pernambuco precisa”, declarou Raquel Lyra, em coletiva de imprensa, logo após a proclamação do resultado. Na ocasião, a governadora eleita falou sobre chegar nos “invisíveis” e unir Pernambuco.
Raquel Lyra começou o discurso pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao marido, Fernando Lucena, que morreu de infarto aos 44 anos no dia do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.
“Fernando sonhou comigo todos os meus sonhos. A gente esteve junto desde sempre. Sempre disse que não existia Fernando sem Raquel e Raquel sem Fernando. A gente sonhou juntos poder estar aqui hoje. Meu amor, nego, eu vou fazer tudo aquilo que a gente sonhou junto, cuidar de gente, aonde não chegaram, ir nos invisíveis”, disse.
Trajetória
Raquel Teixeira Lyra Lucena nasceu na cidade do Recife e tem 43 anos. É advogada. Em sua carreira política, essa foi a 5ª eleição e a 5ª vitória. Foi deputada estadual entre 2010 e 2016 e prefeita de Caruaru por dois mandatos – desde 2016. Raquel também foi delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. A governadora eleita de Pernambuco enfrentou pela 1ª vez a disputa pelo governo do Estado.
Em 2004, casou-se com Fernando Lucena, com quem teve 2 filhos: João, 12 anos, e Fernando, 10 anos. Raquel ficou viúva no dia 2 de outubro.
Em sua gestão como prefeita de Caruaru, a tucana ganhou destaque por obras como a Via Parque e a Maternidade Santa Dulce dos Pobres. Além disso, aumentou de 1.500 para 7.800 a oferta de vagas em creches na cidade e reduziu o índice de violência na cidade.