Ícone do site PSDB-Mulher

Conheça as Bandeiras Eleitorais: Políticas Públicas para Mulheres

Resultado do trabalho da Força-tarefa “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que percorreu sete estados mais o Distrito Federal entre março e julho de 2022, mobilizando e capacitando pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania para as eleições deste ano, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável, são uma construção coletiva.

Divididas em sete eixos principais, elas foram elaboradas com base em 467 questionários respondidos, 83 entrevistas com lideranças, 8 painéis de debate e uma consulta pública na internet. As propostas visam atender aos anseios do que a nossa população quer para o Brasil.

Confira as Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.

Para as tucanas, não se pode falar em igualdade e justiça sem uma representação equivalente de mulheres na sociedade e nos espaços de poder. Por isso, entre as Bandeiras Eleitorais propostas estão as Políticas Públicas para Mulheres: por um novo pacto social.

Reproduzir a realidade da população, na qual mais de 50% são mulheres, é um dos objetivos de organizações nacionais e internacionais, como a ONU, traduzindo-se na prática pela busca do preenchimento de 50% dos cargos de poder e decisão com as mulheres.

Políticas públicas pensadas e implementadas para as mulheres buscam combater as diferentes formas de discriminação e desigualdade de gênero, agindo tanto sobre suas causas quanto sobre seus efeitos. Elas devem, assim, promover o empoderamento e a emancipação das mulheres por meio de ações e programas diferenciados com foco no gênero.

A igualdade de gênero é boa para a economia e para toda a sociedade. O olhar feminino traz mais justiça, transparência e efetividade para as políticas públicas.

No entanto, o que vemos é que mulheres negras, pobres, com deficiência, idosas, lésbicas, bissexuais e transexuais estão ainda mais sujeitas à discriminação, exclusão social e violência. A justiça social deve ser promovida com um tratamento diferenciado aos diferentes.

Confira as propostas das tucanas para as mulheres:

 

Sair da versão mobile