Resultado do trabalho da Força-tarefa “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que percorreu sete estados mais o Distrito Federal entre março e julho de 2022, mobilizando e capacitando pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania para as eleições deste ano, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável, são uma construção coletiva.
Divididas em sete eixos principais, elas foram elaboradas com base em 467 questionários respondidos, 83 entrevistas com lideranças, 8 painéis de debate e uma consulta pública na internet. As propostas visam atender aos anseios do que a nossa população quer para o Brasil.
Confira as Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.
Conheça a primeira delas a fundo a partir de agora:
Planejar para construir o Brasil que queremos
Desde 2020, a partir da pandemia de Covid-19, o mundo tem dois grandes desafios a serem enfrentados: o desequilíbrio ambiental, que deve ser combatido sob pena do surgimento de novas enfermidades com o potencial para destruir a sustentabilidade econômica, social e política do planeta; e o rompimento da extrema polarização política que ameaça a democracia em diversos países, inclusive no Brasil.
Para isso, se faz necessário pensar em estratégias de desenvolvimento sustentável, priorizando uma economia equilibrada, uma gestão pública mais eficiente e que consiga mitigar os custos da pandemia sobretudo sobre as mulheres.
Pensando nisso, e com base nas opiniões de homens e mulheres de todo o Brasil, as tucanas elegeram o Planejamento como uma estratégia política fundamental para construirmos o Brasil que nós queremos. As demandas se ramificam nas 10 bandeiras eleitorais a seguir:
- A volta da inflação é um retrocesso inaceitável, que castiga os mais pobres. Não à volta da inflação!
- Mais investimentos, mais oportunidades: por políticas públicas capazes de atrair investimentos, gerando mais e melhores oportunidades de emprego e renda para todos.
- Por uma gestão pública transparente, eficiente e livre da corrupção!
- Instâncias fortalecidas: fortalecimento das instâncias executoras e fiscalizadoras das políticas públicas: Conferências, Conselhos, Secretarias de Governo, etc.
- Desenvolvimento se promove com união e cooperação!
- Proteger o meio ambiente é garantir o desenvolvimento sem comprometer o futuro!
- Planejamento urbano: investir na acessibilidade é promover justiça!
- Não à discriminação!
- Cargos iguais, salários iguais!
- Assédio no trabalho é crime! Pelo fim da discriminação e do assédio no ambiente de trabalho.