Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei (PL) nº 276/2019, que pretende evitar acidentes por engasgamento em bebês.
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Mabel Canto (PSDB-PR), garante à gestante orientações de primeiros socorros ainda no momento pós-parto, como o treinamento da Manobra Heimlich, técnica que ensina como desengasgar crianças.
Gestantes e genitores serão preparados nos estabelecimentos de saúde de todo o estado. A ideia, segundo a tucana, é que tanto a mãe, quanto o pai possam estar preparados para possíveis acidentes com a criança.
“Em Ponta Grossa, dois bebês morreram recentemente devido ao engasgamento. Um deles de apenas 30 dias e outro com dois meses de idade. Ambos por engasgamento com o leite materno”, explicou a parlamentar, em suas redes sociais.
“Por isso a urgência em votarmos o projeto para tentar evitar mais mortes”, justificou ela.
Com a proposta, hospitais públicos e privados deverão providenciar profissionais e materiais adequados para o treinamento dos responsáveis pela criança. O PL tem como coautores os deputados Coronel Lee (DC) e Homero Marchese (REP).