Ícone do site PSDB-Mulher

Fortalecimento de candidaturas femininas em Sergipe é discutido em evento do PSDB-Mulher

Ampliar a presença feminina nos espaços de poder, em busca de uma política feita pelas mulheres, esteve no centro dos debates promovidos pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, neste sábado (04/06), em Aracaju. O encontro marcou o encerramento da primeira fase da força-tarefa eleições 2022, que passou por todas as regiões do país com o Seminário “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. Cerca de 50 mulheres do PSDB e do Cidadania participaram do encontro.

Na abertura do evento, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, exaltou o protagonismo feminino na formação de bandeiras eleitorais e no apontamento de problemas e soluções de Sergipe e do Brasil.

“É a união das mulheres que pode nos tirar deste caldo complicado. Só sairemos deste país injusto, desigual, nada sustentável e com pouca solidariedade pelas mãos da mulher”, observou. “São as mulheres que vão escrever o que elas querem. Não são políticas públicas para as mulheres, mas pelas mulheres”.

Yeda também ressaltou a ligação histórica do PSDB com o Cidadania, que começou na campanha de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República, em 1994. Para a ex-governadora do Rio Grande do Sul, a federação entre os dois partidos será fundamental para viabilizar uma alternativa ao centro, longe dos extremos que hoje priorizam a discussão de nomes em detrimento de um projeto de país.

Em Sergipe, a atuação conjunta entre o PSDB e o Cidadania viabilizará a candidatura do senador Alessandro Vieira ao governo do Estado. Cercado por dezenas de militantes dos partidos, o senador criticou a tradição de candidaturas “laranja” no país e garantiu empenho para viabilizar candidaturas femininas competitivas no Estado.

Nada tem mais credibilidade na família do que a palavra da mulher”, pontuou Alessandro. “A conversa precisa começar dentro de casa, no trabalho, na igreja, no lazer”.

À frente do PSDB-Mulher em Sergipe, Evelyn Macedo também reforçou a importância da sensibilidade feminina na construção e execução de políticas públicas. Isso passa, reforçou, pelo envolvimento de mais mulheres na política.

Precisamos trazer mais mulheres e mostrar que podemos ter um Estado e um país diferente. Precisamos do olhar da mulher, da compreensão, do coração da mulher”, defendeu. “Mesmo sem querer, nós, mulheres estamos sempre fazendo política. A gente precisa entender isso”.

Uma das parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) lembrou que a disputa por espaço, em um ambiente de cultura machista, gera embates. Isso não pode, porém, desencorajá-las.

Não se permitam receber recurso para repassar a campanhas de homens. A gente precisa de mulheres que estejam lá para mostrar a força que têm. A gente não pode querer guerra com os homens, mas precisamos lutar pelo nosso espaço, pela nossa voz”, frisou.

O presidente do Cidadania em Sergipe, deputado estadual Georgeo Passos, também acompanhou o evento.

Bandeiras eleitorais PSDB-Mulher 2022

A construção de uma agenda política, a partir da discussão de políticas públicas em diferentes regiões do país, resultará na construção das Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher. Os cursos regionalizados passaram por Goiás, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Além das palestras e debates promovidos nos eventos, as participantes concederam entrevistas e responderam a questionários elencando prioridades para as suas regiões.

Com a força-tarefa, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB também buscou identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres, traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.

Programação

Durante a o seminário em Aracaju, a psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Crusius, conduziu uma palestra sobre Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher.

O encontro ainda debateu aspectos da legislação eleitoral, com a condução de Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, membro fundadora da ABRADEP e especialista em controle e combate à corrupção.

Já a jornalista Magna Santana, de Sergipe, abordou a temática da comunicação política, apresentando estratégias de argumentação e retórica e o desafio de se comunicar com os eleitores.

ACESSE OS REGISTROS DO ENCONTRO AQUI.

Painel de Debates

Na sexta-feira (03/06), foi gravado mais um Painel PSDB Brasileiras PSDB-Mulher “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”.

Participaram do debate a presidente provisória do PSDB-Mulher no Sergipe, Evelyn Macedo; a tenente da Polícia Militar  e atualmente pré-candidata a deputada federal Elisângela Bonifácio; e a pré-candidata a deputada estadual e membro do Diversidade Tucana, Jéssica Fonseca. O Painel foi mediado pela jornalista Magna Santana.

ACESSE OS REGISTROS DA GRAVAÇÃO AQUI.

 

Sair da versão mobile