A parceria de homens sensíveis com mulheres aguerridas foi confirmada durante o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, em Guarabira (PB), neste sábado (09/04). O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), e o pré-candidato ao Senado pela Paraíba, deputado federal Efraim Morais Filho (União Brasil-PB), destacaram o papel das mulheres na política. Para ambos, elas devem caminhar ao lado dos homens.
O prefeito Marcus Diogo ressaltou que, em sua gestão, as mulheres ocupam postos-chave, assim como na sua vida.
“As mulheres fazem a diferença. Não tenho problema algum em dizer isso. Não vivo sem as mulheres”, disse. “Não existe um grande homem se não tiver uma grande mulher. As mulheres têm o poder da persuasão, têm perspicácia, ai de nós se não ouvirmos as mulheres.”
Parceria
Pré-candidato ao Senado pela Paraíba, Efraim Morais Filho (União Brasil-PB) afirmou que, na sua opinião, em qualquer nível de gestão pública, as mulheres devem ocupar cargos de relevância. “Mulher na gestão faz diferença, traz a sensibilidade e o coração. É para se somar comigo nessa força. É alguém que será parceiro.”
Efraim Morais Filho está na mesma campanha que o pré-candidato ao governo da Paraíba Pedro Cunha Lima (PSDB). “É por isso que dialogo com vocês, que a força da parceria é muito importante, a força de estar junto é muito importante. Contem comigo”, disse. “Eu se um dia tiver a condição de ser gestor, governador, prefeito, quero ter muitas mulheres ao meu lado. Tiro pela minha mãe, esposa, e sou pai de princesas – Alice e Maria. Eu aprendi a valorizar demais.”
Exemplo
Primeira prefeita mulher de Guarabira, no começo da década de 1990, a ex-deputada estadual Léa Toscano (PSDB), atual secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarabira, deu uma lição de vida ao analisar sua história pessoal e trajetória política. Ela contou que sofreu resistência das próprias mulheres quando se candidatou à Prefeitura do município.
“Quando fui prefeita de Guarabira, há 30 anos, quem mais era contra eram as próprias mulheres. Eu sofri muito”, disse a tucana, lembrando que o momento é outro, sobretudo, para fortalecer a campanha ao governo da Paraíba de Pedro Cunha Lima. “Votei no avô, no pai e vou voltar no filho.”
Aos 71 anos, Léa Toscano ensinou: “A campanha maravilha é feita casa a casa. Não tenho medo de nada. A gente tropeça aqui, levanta. Lealdade, sinceridade, honestidade e saber pedir voto”.
O Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Guarabira (PB), o projeto já passou por Goiânia (GO). O próximo destino deverá ser o Distrito Federal.