Ícone do site PSDB-Mulher

Retrospectiva 2021: Em janeiro, prefeitas do PSDB tomaram posse e começou a vacinação no Brasil

O ano de 2021 começou com festa para o PSDB-Mulher. Nas eleições municipais de 2020, seis grandes cidades elegeram mulheres do PSDB como prefeitas. Em janeiro, 55 prefeitas, 64 vice-prefeitas e 719 vereadoras tomaram posse, em todas as regiões do Brasil.

Entre as tucanas eleitas, estava a única mulher a ser escolhida para a prefeitura de uma capital: Cinthia Ribeiro, gestora de Palmas (TO), reeleita com 36,24% da preferência do eleitorado.

Em Caruaru (PE), a prefeita Raquel Lyra foi reeleita com 66,86% dos votos, sendo a primeira mulher a alcançar o posto de gestora da cidade, a ser reeleita e a atingir o maior número de votação da história do município.

Já em Juazeiro (BA), Suzana Ramos tomou posse após ser eleita prefeita com 55,68%, derrotando o candidato do grupo que ficou por 12 anos no poder, o PT, por mais de 30 mil votos de diferença.

Em Pelotas (RS), Paula Mascarenhas foi reeleita no segundo turno com 68,70% da preferência popular, tornando-se a primeira mulher a comandar o Executivo Municipal e a primeira candidata a ser reeleita na cidade.

Tomaram posse ainda as tucanas Fátima Daudt, prefeita eleita de Novo Hamburgo (RS) com 45,33% dos votos, e Raquel Chini, de Praia Grande (SP), eleita no segundo turno com 53,52% dos votos.

Vacinação no Brasil

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Foi também em janeiro que o Brasil deu o primeiro passo rumo ao fim da pandemia do coronavírus. Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da CoronaVac, viabilizada pelo esforço e dedicação do governo de São Paulo e do Instituto Butantan, a enfermeira Mônica Calazans, mulher e negra, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

Dia histórico!

Sair da versão mobile