O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB recebeu a notícia da soltura de Talvane Albuquerque, condenado a mais de 103 anos de prisão pela morte da nossa querida deputada federal Ceci Cunha, com indignação. Recentemente, Talvane teve a pena reduzida para 92 anos, e agora, com apenas 9 anos de prisão, conseguiu a progressão da pena para o regime semiaberto.
Como disse o senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), essa decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) “representa mais um capítulo na história da impunidade […] em nosso país.” Nós, mulheres, assim como Ceci Cunha sofremos diariamente com violências de toda ordem. Ceci tornou-se nosso símbolo maior na luta contra a violência política de gênero. Em nome da sua memória, para a qual criamos uma medalha, não podemos aceitar que um crime múltiplo e bárbaro como esse caia no esquecimento.
Nos solidarizamos com a dor e a agonia vivida e revida pela família de Ceci Cunha e apoiamos a luta por justiça. Os condenados por este crime tão brutal, que vitimou a nossa deputada e mais três familiares, merecem punição equivalente à dor que causaram.
Clamamos por JUSTIÇA!
Yeda Crusius
Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB