Ícone do site PSDB-Mulher

Projeto de Mara Rocha proíbe divulgação de pesquisa eleitoral às vésperas de eleição

Na terça-feira (7/12), a Deputada Federal Mara Rocha (AC) protocolou o Projeto de Lei nº 5.416/2020, proibindo a divulgação de pesquisa eleitoral 30 dias antes da eleição. Proposta de igual teor já foi apresentada no Senado Federal pelo parlamentar Eduardo Girão (PODE/CE).

Segundo a parlamentar tucana, a estratégia de apresentação conjunta nas duas Casas Legislativas visa dar agilidade na apreciação da matéria. “Os Projetos precisam passar por comissões de mérito nas duas Casas Legislativas. Com a apresentação conjunta, agilizamos o processo, o que significa que se o PL do Senador Girão for apreciado de forma mais rápida no Senado, ao chegar à Câmara, ele não precisará começar do início, pois já encontrará o meu PL tramitando nas Comissões, o que apressa o procedimento e garante rapidez na análise”.

Sobre o mérito do Projeto, Mara Rocha enfatizou o risco de pesquisas manipuladas causarem prejuízos aos candidatos: “Nesse último pleito testemunhamos pesquisas, divulgadas nos dias anteriores às eleições, com resultados que não encontraram amparo ao final das eleições. Vitória, no Espírito Santo, e Recife, em Pernambuco, foram exemplos disso; as pesquisas apontavam empate entre os candidatos e, ao final, houve diferença de 17% e 12%, respectivamente. Não é possível encararmos esses erros como algo normal”.

“Essa medida de proteção já é adotada em diversos países. A França proíbe a divulgação de pesquisas nas 48 horas que antecedem as eleições, já a Itália, proíbe a divulgação nos quinzes dias anteriores ao pleito. Nossa democracia precisa ser protegida de manipulações que podem mudar resultados”, finalizou Mara Rocha.

Com informações da Folha do Acre

Sair da versão mobile