Ícone do site PSDB-Mulher

Coronavírus: Veja como está a situação em cada estado após medidas para conter a pandemia

O assunto do momento em todos os lares é a pandemia coronavírus. Os países estão tendo que tomar medidas urgentes para atender a todas as demandas. No Brasil, as ações do governo federal, estados e municípios são voltadas para tentar conter a transmissão da doença. Isso afeta escolas e universidades, transporte público, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos.

Em entrevista a um programa da TV Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (RO) afirmou que o momento exige ações efetivas e eficazes para contenção do alastramento do vírus. A tucana, que também é médica, destaca a importância dos protocolos adotados para atendimento de infectados serem os mesmos tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) e quanto para o sistema de saúde particular.

“É um assunto urgente e preocupante. Momento de levar a sério a situação que vivemos. Na Câmara, estamos trabalhando, em parceria com o Ministério da Saúde e de outros órgãos governamentais para que o país enfrente esse período da melhor forma, com nossa população protegida”, salientou.

Em nível nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda-feira (16) que suspendeu por 15 dias as visitas a presos em penitenciárias federais. Os atendimentos por advogados também foram suspensos, mas por cinco dias.

Veja abaixo, estado por estado, as medidas em vigor. A lista começa com São Paulo e Rio de Janeiro, onde já há transmissão comunitária (que são casos nos quais não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus), e segue em ordem alfabética.

São Paulo

Rio de Janeiro

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Além disso, a cidade de Juazeiro determinou a suspensão de eventos, de qualquer natureza, com mais de 100 pessoas que exigem licença do poder público.

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

O governo anunciou decreto proibindo eventos com mais de 500 pessoas.

Paraíba

Além disso, em Campina Grande, a Prefeitura determinou a suspensão por até 30 dias das atividades do Teatro Municipal, Centro Cultural e do Centro de Idosos.

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

Sergipe

Tocantins

*Com informações do G1

Sair da versão mobile