O PSDB-Mulher do Paraná se reuniu, na semana passada, para o encontro “Políticas Públicas”, coordenado pela presidente municipal do PSDB de Farol, Ângela Kraus. Mais de 150 mulheres participaram da reunião. O “Poder da Mulher”, tema de uma das mesas de discussão, destacou a importância da autoestima e da valorização feminina.
A presidente estadual PSDB-Mulher, Rosalina Batista, destacou a relevância das mulheres no cenário político nacional, estadual e municipal.
“As mulheres correspondem a 52% dos eleitores do país, mas ainda não contam com uma representação forte no executivo e legislativo. O PSDB quer mudar esse cenário promovendo o protagonismo feminino na política e incentivando a participação ” ativa da mulher na política”
Para Ângela Kraus, as mulheres têm de se mobilizar para ocupar espaços. “No PSDB nós, mulheres, temos espaços, somos vistas e bem acolhidas, temos alguém que olha por nós e acima de tudo nos respeita, é isto que precisamos. Queremos nosso espaço com respeito, dignidade e igualdade, ninguém maior que um e o outro. Somos iguais e precisamos um do outro para podermos trabalhar.”
Indígenas
Michelli Silva, da etnia Munduruku, é uma das atuantes no PSDB-Mulher. É integrante da Executiva Nacional e segunda-secretária no estadual do PSDB-Mulher do Paraná. Ela fala em nome dos povos indígenas, os quais representa, e também das mulheres em geral.
“Estamos lutando pelo fortalecimento das mulheres, sejam elas indígenas ou mulheres que queiram fortalecer, que sejam atuantes como lideranças, que estejam comprometidas com o trabalho para políticas públicas para as mulheres”, disse.
Para Michelli Silva, é essencial a unidade entre as mulheres. “Hoje a mulher está aprendendo e construindo sua história como protagonista das políticas públicas. É muito importante o apoio que o PSDB está dando para formação das mulheres.”
Autoridades
Estavam presentes o presidente estadual do PSDB, deputado Paulo Litro, a presidente estadual do PSDB-Mulher, Rosalina Batista, o vice-prefeito em exercício de Cianorte, Beto Nabam, o presidente do Diretório Executivo do PSDB, José Carlos Laurani, e a presidente do PSDB-Jovem de Curitiba, Thabata Cristina Uhlik Vieira.