Deputada federal mais votada em Mato Grosso do Sul, Rose Modesto dá exemplo e decide devolver as milhas que acumulou com as passagens aéreas em voos oficiais. Para ela, as milhas pertencem ao povo, que paga a conta e não a quem faz a viagem.
Segundo o site Milhas do Povo, só em 2018 foram R$ 50.098.667,63 em passagens compradas com o dinheiro público. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, Rose Modesto falou sobre o projeto e solicitou que outros parlamentares tenham a mesma atitude honesta.
“As nossas passagens que a gente utiliza para cumprir nossos compromissos oficiais são adquiridas com recursos públicos. As milhas também não podem e não devem ser utilizadas sem ser para eventos oficiais”, disse.
Para a parlamentar, o projeto pode ajudar as pessoas em extrema pobreza que não tem condições de fazer um tratamento médico ou pessoas que possam representar os estados em ações do esporte, da Educação e da Cultura. “Essa Casa pode dar um belo exemplo se todos nós, deputados e deputadas, abraçarem este projeto e apoiarem as pessoas do nosso estado”, completou.
Milhas do Povo é um site do instituto Reclame Aqui. O interessando precisa relatar por que precisa viajar e aguardar que um parlamentar se sensibilize.As milhas de deputados têm sido usadas para que atletas pobres participem de competições ou doentes viagem para tratamento.
Reportagem Tainã Gomes de Matos