Durante a entrega da Medalha Mietta Santiago em cerimônia no plenário da Câmara nesta terça-feira (19), a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, relembrou o assassinato da deputada tucana Ceci Cunha em 16 de dezembro de 1998, morta horas após sua diplomação para que seu suplente tomasse posse. A deputada foi assassinada juntamente com o marido, a sogra e o cunhado.
Para Yeda, o combate à violência contra as mulheres passa pelo Legislativo. A presidente do PSDB-Mulher lembrou que graças a uma CPI na Câmara dos Deputados foi possível se chegar ao assassino de Ceci Cunha e também ao mandante.
“A banalidade daquilo foi enorme e esta Casa foi uma Casa que se levantou em comissões, prendemos o assassino Chapéu de Couro e o mandante Pedro Talvane. De lá para cá, quantos assassinatos por opinião, por palavra, por gênero crescem e aparecem nas esquinas, nas ruas ou dentro de casa?”, observou.
E defendeu: “Diante dessa cultura da violência, cabe a Secretaria da Mulher e a Câmara dos Deputados enfrentar com ações concretas”.
Por fim, Yeda exaltou o trabalho da médica Beatriz Boher de Amaral, uma das cinco agraciadas pela Medalha Mietta Santiago e cujo o nome foi indicado para a premiação pela proposição da presidente nacional do PSDB-Mulher. “Este é um símbolo que eu vim aqui, com muita alegria, depois da indicação e da votação, oferecer para nossa Beatriz Amaral. Parabéns à Câmara, parabéns às agraciadas, e sigamos para frente”, concluiu Yeda, que foi recebida com festa por representantes da bancada feminina da Casa.
Criada em 2017 por iniciativa da Secretaria da Mulher, a Medalha
Mietta Santiago valoriza iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Neste ano, cinco mulheres foram escolhidas pela bancada feminina para receberem a medalha. Entre elas, in memoriam, a vereadora Marielle Franco, a professora Gina Vieira Ponte, a cientista Gabriela Barreto Lemos, e a doutora em Bioquímica Débora Foguel, além da médica Beatriz Bohrer de Amaral.