Ícone do site PSDB-Mulher

Indicada por Yeda Crusius, Beatriz Amaral recebe Medalha Mietta Santiago

Em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a Medalha Mietta Santiago foi entregue hoje (19) a cinco mulheres que se destacaram na luta por direitos.  A médica Beatriz Bohrer de Amaral, indicada pela presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, foi uma das homenageadas da tarde.

Nesta segunda edição da premiação foi concedido um prêmio póstumo à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Além de Beatriz, a professora Gina Vieira Ponte, a cientista Gabriela Barreto Lemos e a doutora em Bioquímica Debora Foguel também receberam a medalha.

Criada em 2017 pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a condecoração tem por objetivo valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8).

Beatriz Bohrer de Amaral trabalha pela promoção da saúde da mulher, no diagnóstico precoce do câncer de mama e da osteoporose. Ela é coordenadora do Projeto Mulher & Saúde, que dissemina informação às mulheres sobre hábitos e cuidados necessários à saúde da família. Para Beatriz, a Medalha Mietta Santiago renova seu compromisso de lutar pelos direitos das mulheres.

Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha, Minas Gerais, em 1903, a advogada impetrou mandado de segurança em 1928, questionando a proibição do voto feminino no Brasil. Mietta afirmou que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava o voto feminino. Ela conseguiu o direito de votar e de concorrer ao cargo de deputada federal. Mietta Santiago morreu em 1995.

*Com informações da EBC

Sair da versão mobile