Ícone do site PSDB-Mulher

Therezinha Ruiz é a primeira mulher eleita deputada estadual pelo PSDB no AM

A tucana Therezinha Ruiz (AM) é a primeira deputada estadual mulher eleita pelo PSDB no estado do Amazonas. A revelação foi feita por ela durante o seminário de capacitação “Os desafios do novo quadro político”, realizado pelo PSDB-Mulher em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e a Fundação Konrad Adenauer. Therezinha atribuiu o sucesso nas urnas à preparação e ao apoio do segmento feminino tucano durante o período eleitoral de 2018. 

“Eu concorri de perto com três outros candidatos homens e mais uma candidata mulher. Lutei muito. Isso me deixa orgulhosa e quero dividir isso com PSDB. Devo a minha vitória ao PSDB-Mulher Nacional que me incentivou e me deu o apoio necessário durante toda a campanha”, agradeceu. 

A tucana celebrou o ineditismo da conquista do partido junto à assembleia estadual e agradeceu o apoio do prefeito Artur Virgílio Neto e de sua esposa. “Foi uma conquista importante. Lutei por 12 anos e consegui chegar onde cheguei”, disse.

Nascida em Manaus, principal centro urbano, financeiro e industrial da Região Norte do Brasil, a tucana pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado por ela no estado.

Therezinha Ruiz tem como principal bandeira a melhoria do ensino e a profissionalização de jovens e mulheres manauaras, mas pretende também se dedicar a projetos que preservem o meio ambiente, a diversidade florestal e que incentivem a economia sustentável na região.

“Manaus está localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, é a cidade mais influente da Amazônia e tem natureza exuberante. Precisamos nos preocupar com a natureza que é tão desejada por outros países. Cuidar, planejar, fazer propostas sustentáveis é o melhor jeito de contribuir com o nosso estado e com as pessoas que aqui vivem”, disse.

Mulheres

A pauta feminina também é uma prioridade para a tucana. Segundo a vereadora, a principal queixa das mulheres de Manaus é a violência doméstica e a dependência financeira. “Pretendo criar políticas públicas para ampliar os espaços das mulheres no mercado de trabalho manauara. A independência financeira através do artesanato, produção de cosméticos naturais acaba incentivando as mulheres a ter o próprio dinheiro e a mobilizar umas as outras para entrar na política”, concluiu.

Reportagem Tainã Gomes de Matos 

Sair da versão mobile