O PSDB-Mulher desempenhou em 2018 um grande trabalho de valorização das suas mulheres e luta para garantir a presença feminina na política. Na região Norte não foi diferente. Cursos de capacitação foram realizados e o resultado foram cinco mulheres eleitas deputadas estaduais e três federais pelos estados da região nas eleições de 2018.
Cecília Otto, primeira tesoureira da Executiva Nacional do PSDB-Mulher e representante do PSDB-Mulher na região Norte, elogiou o trabalho feito pelo segmento. “Aqui na região Norte o PSDB deu ressignificação muito maior. Ele deu a região norte a força e o nome que nós precisávamos para sairmos do anonimato. nós mulherada floresta, dos rios, nós mulheres que lutamos no dia-a-dia”.
Ela falou do orgulho em fazer parte da história do PSDB-Mulher. “O PSDB-Mulher tem 20 anos no pulsar da vida política do país e, principalmente, na organização das mulheres. O que falar desse grande partido e dessa grande organização das mulheres? Um orgulho, um orgulho porque todas nós juntamos nossas forças, nossas histórias de vida e nos fortalecemos na caminhada desses 20 anos aqui na região”, disse Cecília Otto.
A presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, trabalhou muito para que esse resultado fosse alcançado, reconhece Cecília. “Eu gostaria muito de agradecer a presidente Yeda Crusius, que deu ao PSDB do Amazonas a dignidade política que nós precisávamos. Cada candidata nossa podia ir às ruas com a sua identidade política fortalecida, com seu trabalho estabilizado. Isso nos dá grandes passos, sabemos que a tendência é crescer é nos tornarmos cada vez mais presentes na vida do nosso povo”.
Ao todo, 46 tucanas participaram da disputa para algum cargo na Região Norte nestas eleições. Shéridan, por Roraima, e Mariana Carvalho, por Rondônia, foram reeleitas deputadas federais. No Acre, Mara Rocha foi eleita deputada federal, será sua primeira experiência política. Therezinha Ruiz (AM), Thelma Nery (AP), Ana Cunha (PA), Cilene Couto (PA), e Luana Ribeiro (TO) representarão o Norte como deputadas estaduais a partir de 2019.
“Ao PSDB nossa luta e nosso compromisso, a nós mulheres nossa força e nossa fortaleza e o avanço para nos tornarmos cada vez mais fortes, valeu PSDB!”, declara Cecília.
Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão