Ícone do site PSDB-Mulher

Projeto de Associação em Niterói ensina mulheres cegas a se automaquiar

A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) criou o projeto “Sinta a Beleza Afac”, que tem como destaque um curso de automaquiagem para um grupo de 30 pessoas cegas ou com baixa visão. O curso foi realizado na última sexta-feira (14), com duração de duas horas, ministrado pela maquiadora Priscila Sarzedas. Para ministrar o curso, a maquiadora passou por uma capacitação dentro da própria Afac e teve apoio de terapeutas ocupacionais para ensinar os métodos de automaquiagem.

“Há algum tempo faço trabalhos voluntários no Inca, mas nunca trabalhei com deficientes visuais. Está sendo um desafio para mim. Fizemos testes numa sala totalmente escura, conversamos com pacientes para ver se elas aprovavam o que estávamos criando, e estamos com uma boa expectativa. Nesse primeiro contato elas terão um auxilio de uma equipe, mas ao fim as pacientes estarão aptas a fazerem sozinha uma maquiagem básica que dará para ser usada tanto de dia quanto em uma festa à noite”, explica Priscila.

A participante Luzia Ramos, de 38 anos, que tem baixa visão, disse que até consegue fazer uma pequena pintura no rosto, mas ter uma técnica mais apurada vai ajudar e muito no seu dia a dia. “É fato que gostamos de nos sentir bonitas, e um projeto desses ajuda sim a valorizar a autoestima. Praticamente toda minha família trabalha com beleza e vive postando imagens nas redes sociais. Agora também poderei fazer o mesmo”, brinca.

Segundo a responsável técnica da AFAC, Joana Merat, a ideia é ampliar o curso para não pacientes também. “O projeto foi elaborado pela equipe de Orientação e Mobilidade da associação, e está dentro das ações de inclusão que Afac vem promovendo, como visitas a espaços culturais e idas a cinemas e teatros. A ideia dele é valorizar a autoestima. Fizemos uma consulta interna entre as pacientes e algumas se interessaram. Estamos em busca de parcerias para fazer com que essa iniciativa cresça”, completa.

*Com informações do Jornal O Globo

Sair da versão mobile