Ícone do site PSDB-Mulher

Reforma Tributária é aprovada por comissão na Câmara

Proposta de reforma tributária foi aprovada na terça-feira (11) por comissão especial da Câmara dos Deputados. A unificação de nove impostos e tributos no Imposto Sobre Operações de Bens e Serviços (IBS) é o principal item do projeto. O próximo passo da proposta é ser analisada pelo plenário da Câmara e, em seguida pelo Senado.

O Imposto Sobre Operações de Bens e Serviços (IBS) unificará os seguintes tributos:

Segundo o relator, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o IBS tem como modelo o imposto sobre valor agregado que já existe na Europa e no Canadá. Para ele, a medida dificulta a sonegação fiscal, porque dessa forma o imposto será recolhido no ato do pagamento, numa conta débito/crédito vinculada da empresa junto à Receita.

“Vai desburocratizar e acabar com a sonegação de impostos, que gera a dívida ativa, ao implantar a cobrança e fiscalização eletrônica”. De acordo com Hauly, a proposta irá simplificar a cobrança de tributos no país e também irá acabar com a guerra fiscal entre estados e municípios com a unificação dos impostos e tornará as empresas brasileiras mais competitivas.

A proposta não altera a atual carga tributária,  segundo o relator. A ideia é que a arrecadação da União, dos estados e dos municípios seja mantida em percentuais proporcionais aos registrados nos últimos anos.

Devido o recesso parlamentar e a dois decretos de intervenção federal, um no Rio de Janeiro e outro em Roraima, a reforma só poderá entrar em vigor a partir de 2019, pois ela também precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e em dois turnos no Senado.

*Com informações do Portal G1

Sair da versão mobile