Ícone do site PSDB-Mulher

Das 17 secretarias de SP já anunciadas por Doria, três serão comandadas por mulheres

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que todos os nomes de seu secretariado serão anunciados até terça-feira que vem, dia 11. Até o momento, o governo do Estado terá três secretarias comandadas por mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Doria anunciou Célia Parnes como secretária de Desenvolvimento Social. Célia é ex-presidente da União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social (Unibes). No mês passado, o tucano já havia anunciado a deputada estadual Célia Leão como secretária da Pessoa com Deficiência.

Na semana passada, anunciou também uma das fundadoras do movimento de renovação política Agora!, que será a secretária de Desenvolvimento Econômico. Patrícia Ellen, que chefiará a pasta, é presidente da Optum – empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. O Agora!, grupo que Patrícia ajudou a organizar, também é ligado ao apresentador Luciano Huck.

Doria contou que chegou a convidar a jogadora de vôlei Ana Paula para a secretaria de Esportes, mas que ela declinou o convite por motivos familiares.

O atual ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, também foi anunciado como o próximo secretário de Turismo paulista. Catarinense, Lummertz foi presidente da Embratur, de 2015 a 2018, e secretário nacional de Políticas de Turismo no ministério que hoje chefia. Com isso, o secretariado de Doria já reúne cinco ministros do governo Michel Temer – Gilberto Kassab (PSD) assumirá a Casa Civil, Rossieli Soares será o responsável pela pasta de Educação, Sérgio Sá Leitão será o secretário de Cultura, e Alexandre Baldy assumirá como secretário de Transportes Metropolitanos.

Milton Santos chefiará a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). Santos é ex-presidente da Caixa Econômica Federal e foi Diretor Presidente da Desenvolve SP até abril deste ano. Atualmente é presidente da Associação Viva o Centro.

Doria também anunciou Jorge Damião como presidente do Memorial da América Latina. Damião foi secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de Doria, e coordenador de eventos na antiga Paulistur nos anos 80, quando o governador eleito chefiava a agência.

Paulo Mathias, ex-prefeito regional de Pinheiros na gestão Doria, será secretário adjunto de Desenvolvimento Social. Ele disputou o cargo de deputado estadual em 2018, mas não se elegeu.

O governo de São Paulo irá contar com 20 secretarias, além de secretarias extraordinárias de Comunicação e de Relações Internacionais.

Com informações da Isto É

Sair da versão mobile