Ícone do site PSDB-Mulher

Rio abre espaço para o I Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas

Cristo Redentor na Cidade do Rio de Janeiro. Foto: Shana Reis

Rio de Janeiro foi palco da a primeira edição do World Meeting for Women in Mathematics, ou (WM)², o Encontro Mundial de Mulheres na Matemática, nesta terça-feira (31). O evento faz parte do Congresso Internacional de Matemática (ICM, na sigla em inglês), que acontece uma vez a cada quatro anos.

Segundo reportagem do G1, Carolina Bhering Araujo, matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que integra o comitê de organização do evento, afirmou que, nas edições anteriores do congresso, em 2014 e 2010, a única programação voltada exclusivamente para mulheres que atuam na área foram em “eventos satélites”, chamados de congressos internacionais de mulheres matemáticas.

Para ela, a diferença é que os congressos anteriores, principalmente o de 2014, ficaram centrados apenas nas discussões científicas. Agora, o foco está voltado para os debates sobre a igualdade de gênero na ciência será ampliado.

Em 2010, o evento foi realizado na Índia, com a participação de cerca de 300 mulheres. Em 2014, na Coreia do Sul, Carolina diz que cerca de 400 mulheres estiveram presentes. “Estamos estimando um público de cerca de 400 pessoas”, explicou a matemática do Impa.

Além disso, o evento desta terça contou com a estreia mundial da primeira parte do documentário “Journeys of Women in Mathematics” (“Jornadas das Mulheres na Matemática”, em tradução livre), produzido pela Fundação Simons em parceria com o Comitê para Mulheres na Matemática da IMU.

*Com informações do G1

Sair da versão mobile