A prefeita de Palmas (TO), a tucana Cinthia Ribeiro, tem trabalhado nas ações que irão incorporar à Semana Mundial do Aleitamento Materno (1º a 07 de agosto) o tema “Amamentação – alicerce da vida”. O evento está sendo desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que realiza durante o mês de agosto uma programação especial de incentivo ao aleitamento materno.
A abertura oficial da Semana também marca o início do Agosto Dourado. A programação inclui palestras com a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, Walquíria Pinheiro, e com representante do programa Bombeiro Amigo do Peito, além de oficinas de massoterapia e auriculoterapia. Ao longo do Agosto Dourado, os demais Centros de Saúde da Comunidade também realizarão suas programações junto ao público materno infantil.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano é comemorada mundialmente entre os dias 1º a 07 de agosto. A intenção dessa ação é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.
O Agosto Dourado foi instituído depois que Congresso Nacional sancionou uma lei em 2017 onde estipula que agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno. O dourado, que já estava presente de diversas formas nas campanhas, agora fica ao lado do mês. A cor sinaliza o quê o alimento representa ao compará-lo ao ouro. Para a OMS, o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde das crianças.
ASCOM – Assessoria de Comunicação de Palmas