Ícone do site PSDB-Mulher

Ministério do Turismo condena assédio de brasileiros a mulher na Rússia

O Ministério do Turismo reprovou nesta terça-feira (19), em Brasília, a atitude de um grupo de brasileiros registrada em vídeo, no qual torcedores assediam uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, na Rússia.

Em nota, o ministério afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”. O texto esclarece ainda que nenhum dos homens envolvidos no episódio é servidor do ministério. O esclarecimento foi necessário após circular na internet boatos de que alguns dos homens identificados no vídeo trabalhariam no ministério e estariam viajando a trabalho, com dinheiro público.

Cartilha

Para orientar os turistas brasileiros interessados em viajar para a Rússia durante a Copa do Mundo, que termina no dia 15 de julho, os ministérios das Relações Exteriores e do Esporte elaboraram uma cartilha com recomendações contra atos de violência verbal, visual ou física, em especial atos que possam insultar ou humilhar outras pessoas em razão de gênero, raça, etnia, origem social, religião ou orientação sexual.

A cartilha – que está disponível na internet – alerta que, na Rússia, qualquer comportamento interpretado como assédio sexual pode ser punido com multa ou prisão de até um ano.

Caso cometam alguma conduta considerada grave, como violência ou comportamento desrespeitoso, os infratores responderão às autoridades policiais russas, ficando sujeitos a serem banidos dos estádios, multa ou prisão.

*Com informações da EBC

Sair da versão mobile